“A direita estava errada e hoje cada vez menos jovens pensam em emigrar”, afirmou António Costa durante a festa de verão da Juventude Socialista, o Summer Fest 2017, que mais uma vez teve lugar em Santa Cruz, concelho de Torres Vedras.
O primeiro-ministro sublinhou que a taxa de desemprego entre os jovens está a descer e que o futuro da juventude portuguesa é em Portugal. Frente a uma plateia composta por jovens, Costa frisou que a aposta no emprego qualificado está a dar frutos e o desemprego entre os mais novos baixou de 30 para 23 por cento.
O secretário-geral do Partido Socialista explicou ainda que “o emprego está a aumentar quatro por cento e o emprego jovem nove por cento”, assim como o emprego estável em contraponto com o precário.
Ao contrário do que a direita dizia, o crescimento do salário mínimo em dois anos consecutivos, o facto de termos retomado a contratação colectiva, tendo hoje mais 800 mil trabalhadores abrangidos, não estão a diminuir a possibilidade de criação de emprego. Pelo contrário, está a criar emprego e com melhor qualidade” Disse ainda António Costa.
Summer Fest
O Summer Fest da JS decorreu em Santa Cruz pela quinta vez e foi organizado em conjunto com a YES (Young European Socialists). Recebeu cerca de 400 jovens de todo o país durante quatro dias. Pelo local passaram também outras figuras da JS e do PS, como Carlos Miguel, secretário de Estado das Autarquias; Catarina Marcelino, secretária de Estado para a Igualdade; Carlos Bernardes, presidente da Câmara de Torres Vedras; Pedro Cegonho, presidente da Associação Nacional de Freguesias; e Ivan Gonçalves, presidente da JS.