“Argenteuil”, de Édouard Manet. Foi um pintor e artista gráfico francês e uma das figuras mais importantes da arte do século XIX.
Farol dos jovens impressionistas, Manet, todavia, não ousava misturar a sua pintura ao lado daqueles. Mantinha uma certa litigância “snob” de criação inventada no estúdio. Jamais exporia, disse, com o «grupo de Monet, acima de tudo, nunca com Cézanne».
É com este trabalho que passa para o lado de “cá”, que abandona a”pintura pura” e se deixa ir através da “ilustração”, assumindo a estética do “plein air”.
Monet ou Manet? Monet. Mas é a Manet que devemos este Monet. Bravo Monet. Obrigado Manet.
Édouard Manet 1832-1883
Considerado por estudiosos de artes plásticas como um dos mais importantes representantes do impressionismo francês, embora muitas de suas obras possuam fortes características do realismo.
Frequentemente inspirado pelos mestres clássicos e em particular pelos espanhóis do Século de Ouro, Manet influenciou, entretanto, certos precursores do impressionismo, em virtude da pureza de sua abordagem. O que o interessava, mais do que a observação realista, era a solução de problemas plásticos, inclusive em suas recriações de quadros célebres. Nesse sentido, mais do que precursor do impressionismo, é precursor da pintura moderna