https://www.youtube.com/watch?v=srLcDhmHn5s
Guitarrista dos Beatles faleceu com 58 anos, vítima de cancro do pulmão
George Harrison, que era o mais novo dos 4 Beatles – juntou-se à banda com apenas 16 anos de idade –, teve uma carreira de sucesso a solo, depois da separação do famoso quarteto de Liverpool, com a edição de alguns discos, mas também com a participação na banda “The Travelling Wilburys”. George Harrison morreu aos 58 anos, em 2001, faz hoje precisamente 14 anos, em Beverly Hills, na Califórnia.
Como compositor o guitarrista dos Beatles teve um papel secundário no historial da banda, já que a esmagadora maioria das canções foi escrita pela dupla Lennon/McCartney. Contudo, George Harrison deixou um punhado de grandes canções que compôs para The Beatles, casos de “Taxman”, “Here Comes The Sun”, “Something” and “While My Guitar Gently Weeps”.
Enquanto artista a solo editou uma dezena de álbuns, entre os quais aquele que é considerada a sua obra-prima “All Things Must Pass” – um álbum em formato triplo. Deste triplo LP seria extraído um single com a canção “My Sweet Lord”, que se tornaria num estrondoso êxito, dominando os tops em todo o Mundo. Ao todo, este “triplo” apresenta 28 canções que, em grande parte, foram escritas por George Harrison ainda ele fazia parte dos Beatles. A dificuldade em encaixar as suas próprias canções nos álbuns da banda, pautados pelo grande sucesso das canções de Jonh Lennon e Paul McCartney, fez com que George as guardasse para posterior edição – o que aconteceria com esta notável obra de “All Things Must Pass”.
George Harrison que sempre foi um entusiasta da filosofia e cultura hindu (levou os outros Beatles e o amigo Donovan para um retiro espiritual em 1968 na Índia com o guru Maharishi Mahseh Yogi), em 1971 viu o jovem país do Bangladesh mergulhado numa grave crise humanitária, com a fome a dizimar a população. George Harrison juntou-se ao músico indiano Ravi Shankar para produzirem dois concertos, um disco e um filme, com as receitas a reverterem para o combate à fome no Bangladesh. Em “The Concert For Bangladesh” George Harrison partilha o palco com um notável lote de artista solidários com a causa, como Bob Dylan, Eric Clapton, Ringo Starr, Billy Preston e Leon Russel. Os dois concertos – que deram um disco e um filme – ocorreram no mesmo dia, a 1 de Agosto de 1971, em duas sessões, à tarde e à noite, no Madison Square Garden, em Nova Iorque.
Entre 1988 e 1990 George participou nos Traveling Wilburys, um projecto de “super-grupo” que incluía para além de George Harrison, Jeff Lynne, Roy Orbison, Bob Dylan e Tom Petty. A banda editou dois discos, em 1988 e 1990.