Aprecio sobremaneira Teodora Cardoso, presidente do Conselho Superior que é o órgão máximo do Conselho das Finanças Públicas. Mulher séria, impoluta e independente.O Conselho das Finanças Públicas tem como missão proceder a uma avaliação independente sobre a coerência, o cumprimento dos objectivos definidos e a sustentabilidade das finanças públicas, simultaneamente promovendo a sua transparência.
O que disse Teodora Cardoso é preocupante: os impostos sobre o consumo explicam a subida da receita no próximo ano. Os Impostos indirectos vão render no próximo ano mais 1,3 mil milhões de euros. A esmagadora maioria deste montante vem do IVA e do IEC (imposto Especial de Consumo).
Teodora Cardoso defende que a proposta orçamental para 2018 é insuficiente em matéria de ajustamento estrutural, havendo o sério risco de ser uma oportunidade perdida. O OE 2018 está sobretudo empenhada em tirar partido da conjuntura favorável e em cumprir as regras orçamentais apenas nos mínimos indispensáveis.
Teodora Cardoso é uma renomada técnica que desempenhou funções no Banco de Portugal, no Departamento de Estatística e Estudos Económicos, e foi Membro do Conselho de Administração do Banco de Portugal
Recordo-me que queriam mandar embora esta Senhora porque não pensa do mesmo modo que o governo em matéria de economia.
Preocupa-me ler notícias deste teor que, para mim, são alarmantes. Não quero passar de novo, pelo que já passei. Sou contra a mentira e não basta dizer a verdade. Há que defendê-la.
Vou continuar a poupar e a amealhar, receio ter que voltar aos dias negros. A seguir à euforia pode vir a ressaca. Já estou escaldado de viver em crise e cortes