Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Julho 28, 2024

Panteão Nacional

Joaquim Jorge, no Porto
Joaquim Jorge, no Porto
Biólogo, Fundador do Clube dos Pensadores

António Costa que foi exímio e hábil em conseguir algo impensável na democracia portuguesa pós-25 de Abril – um acordo com o BE e PCP de incidência parlamentar -, tem sido infeliz e errático na abordagem a: incêndios, Tancos, surto da Legionella, jantar da Web Summit no Panteão Nacional.O jantar da Web Summit no Panteão criou polémica, mas o aluguer do espaço é autorizado. Não entendo tanto alarido!

O Panteão Nacional já não é o que era depois de receber jogadores de futebol. Não me repugna nada que possa ser utilizado para eventos desta natureza, devidamente enquadrados com o prestígio histórico e cultural do espaço.

Sou a favor que, museus, palácios e monumentos possam ser alugados. É um meio de se fazer dinheiro para a sua manutenção e uma forma de divulgação desse espaço e da história de Portugal.

Não acredito que António Costa, que esteve no evento Web Summit, não soubesse desse jantar. António Costa não pode reagir a reboque de críticas nas redes sociais. Ao dizer que é indigno e ofensivo esse jantar, está criticar-se a si próprio e o seu governo. É um verdadeiro tiro no pé.

Um Estado tem leis e os governos sejam quais forem devem honrá-las e respeitá-las. Há um Regulamento de Utilização de Espaços nos serviços dependentes da Direção Geral do Património Cultural (DGPC).

A directora do Panteão, Isabel Melo, autorizou o referido jantar. Esta senhora tem acima dela o Ministro da Cultura. Não é correcto atirar as culpas para o anterior governo. Haveria sempre a hipótese de não autorizar, não era obrigatório autorizar.

António Costa tem tido um desempenho positivo e conseguido coisas impensáveis, mas às vezes fica atónito e reage sem nexo. Em Portugal quem manda tem que saber o que quer, mas às vezes, parece que não sabe o que quer. O Panteão já foi alugado outras vezes. Só se aperceberam agora? Andam distraídos ou o Governo só reage por arrastamento?

É caricato um membro do governo aprovar este evento e vir o chefe do governo ser contra! Há aqui qualquer coisa que não bate certo. A autorização foi aprovada pelo Ministro da Cultura do governo de António Costa. O Ministro da Cultura não tem que achar estranho este jantar, o que tem que fazer é demitir-se.

Atirar as culpas para o governo anterior de Pedro Passos Coelho, de tudo que acontecesse de mal, começa a ser prática deste governo socialista.

O Despacho 8356/2014, promulgado por Jorge Barreto Xavier, então secretário de Estado da Cultura. É claro: – A utilização do espaço está dependente de “consulta prévia e condições a acordar” e desde que “compatíveis com os seus valores histórico/patrimoniais”. A sair alguém mal nesta fotografia, de novo, é António Costa.

António Costa ao falar errou, pensando que se sairia bem mas acabou por se sair mal. Arranjou problemas a si próprio e que a Web Summit para o ano não se realize em Lisboa.

A maioria dos portugueses nem sabe o que é o Panteão. Quer é dinheiro no bolso para fazer umas compras nesta época de Natal. O resto passa-lhe ao lado.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -