BRASIL
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) decidiu transmitir, pelo YouTube, o julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A informação foi publicada pelo jornal O Globo e confirmada pela assessoria do tribunal.A princípio, o tribunal havia divulgado que apenas jornalistas, dentro de uma sala de imprensa, e advogados, desembargadores e Ministério Público assistiriam a uma transmissão interna do julgamento no Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
Lula foi condenado sem provas pelo juiz Sergio Moro a nove anos e meio de prisão, em razão de um triplex da OAS que, há poucos dias, foi penhorado a credores da empreiteira.
O julgamento começará às 8h30m do próximo dia 24. Será a primeira sessão da 8ª turma em 2018 e a 24ª apelação julgada pelo TRF-4 contra sentenças nas ações derivadas da Operação Lava Jato. Apenas o processo de Lula, que tem mais seis réus, está pautado para este dia. Ele será julgado pelos desembargadores João Pedro Gebran Neto, Leandro Paulsen e Victor Laus.
O presidente da turma, Paulsen, abrirá a sessão. Em seguida, o relator do caso, Gebran, fará a leitura do seu relatório. O MPF, que faz a acusação, se pronuncia depois, com 30 minutos para se manifestar. Na sequência, é a vez dos advogados de defesa. Cada um terá no máximo 15 minutos para fazer suas sustentações orais.
Por fim, os desembargadores leem seus votos e Paulsen proclama o resultado do julgamento.
Texto original em português do Brasil
Exclusivo Editorial PV / Tornado