Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Novembro 23, 2024

2º IndieJúnior Alllianz confirmou as expectativas

José M. Bastos
José M. Bastos
Crítico de cinema

Prémios do júri oficial foram para filmes da Holanda e de França.Terminou ontem a edição de 2018 do Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto. Durante 6 dias o Teatro Rivoli, o Cinema Trindade e a Biblioteca Municipal Almeida Garrett acolheram os vários milhares de participantes neste certame que tem uma acentuada vertente pedagógica.

Com um trabalho exemplar de ligação às escolas e às famílias a organização do festival conseguiu, pelo segundo ano consecutivo, esgotar a maior parte das sessões e proporcionar aos jovens que a ele acorreram a oportunidade de verem cinema numa sala. Para muitos esta terá mesmo sido uma experiência iniciática. O IndieJúnior está, deste modo, a criar hoje os espectadores de amanhã.

E da mesma forma que Ana Deus, Carlos Tê e Rui Reininho recordaram, nesta edição, filmes que marcaram a sua infância e juventude, muitas das crianças e jovens que passaram pelo festival durante estes dias poderão vir a dizer daqui a alguns anos: “Foi no Indiejúnior que vi o meu primeiro filme”. Mas poderão também falar das múltiplas experiências que nele viveram: falarão das oficinas que frequentaram e alguns poderão até dizer que participaram na escolha dos filmes exibidos!…

Mas como as várias dezenas de filmes apresentados estavam na sua maior parte a participar numa competição, aqui fica o registo dos filmes premiados, anotando-se que a cerimónia de entrega dos prémios foi abrilhantada pelo Coro Infantil da EB1 da Lomba, em colaboração com o Serviço Educativo da Casa da Música.

Os filmes premiados foram

Grande Prémio Longa Metragem

O Professor Sapo”/Meester Kikker, de Anna van der Heide (Ficção, Holanda, 2016, 85’)

Grande Prémio Curta Metragem

Espaço que Resta” /Negative Space, de Max Porter e Ru Kuwahata (Animação, França, 2017, 6’)

Menção Honrosa

O Júri Oficial decidiu ainda atribuir uma Menção Honrosa a “Realidade Oculta” /Hello Salaam, de Kim Brand (Ficção, Holanda, 2017, 15’)

Grande Prémio do Público

Quero Viver no Jardim Zoológico”/I Want to Live in the Zoo, de Evgenia Golubeva (Animação, Rússia, 2017, 6’)

Prémio Escolas

A Sra. McCutcheon”/Mrs. McCutcheon, de John Sheedy (Ficção, Austrália, 2017, 17’)

Próximo IndieJúnior…

Ficamos à espera do 3º INDIEJÚNIOR ALLIANZ. Com o mesmo sucesso de participação e com o mesmo pendor formativo. Esta é uma manifestação que merece toda a nossa simpatia e que não deixará de produzir bons frutos no futuro. O Cinema agradece.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -