O conjunto fortificado das Linhas de Torres Vedras foi declarado património nacional pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) na última sexta-feira, 2 de Março.
A proposta de classificação foi aprovada na reunião de 21 de Fevereiro do conselho directivo daquele órgão, que pretende, desta forma, salvaguardar o património associado às Linhas de Torres Vedras. Um total de 114 das 128 estruturas militares contempladas na candidatura, entre fortes e estradas militares da primeira e da segunda linha defensivas, foram classificados. Além da classificação será criada uma zona especial de proteção em torno de cada uma daquelas estruturas.
Sob orientação do general inglês Arthur Wellesley, futuro duque de Wellington, as Linhas de Torres foram construídas para defender Lisboa da terceira invasão napoleónica. Os trabalhos de construção do sistema defensivo iniciaram-se no Outono de 1809 e, num período inferior a um ano, construíram-se 126 fortificações, estradas militares e outras barreiras.
Fotografia: Câmara Municipal de Torres Vedras