“Escola de Dança da Ópera na Rua le Peletier”, de Edgar Degas. Degas é conhecido pela sua visão particular do mundo do ballet.Degas perde-se com cavalos e bailarinas. É nestes temas que cavalga a elegância suprema dos seus protagonistas, não deixando descurar aspectos particulares de observado estudo (aristocrático) da pintura e da sua técnica superior. A captação dos diversos movimentos das suas bailarinas, são imagens de plasticidade insuperável.
Edgar Degas 1834–1917
Edgar Hilaire Germain de Gas, popularmente conhecido apenas por Edgar Degas nasceu em Paris. Cresceu entre apreciadores de música e de todo tipo de arte o que o influenciou na escolha de ser um artista plástico.
A obra de Degas é a de um realista que se interessa pela visão do seu tempo, assim como pelas suas últimas pesquisas técnicas, mas nunca renegando a sua admiração pelo desenho clássico, principalmente o de Ingres.
Dos impressionistas, aproveitou a liberdade inventiva, a visão colorista. A sua arte de realista à sua maneira, e não à maneira de Courbet ou de Manet, representa uma extensão feliz e inovadora do neoclassicismo de Ingres e uma surpreendente antecipação da visão dinâmica das cenas que, só muito mais tarde, a fotografia e o cinema iriam realizar.
Degas classificava-se como um pintor realista; chegou a afirmar que nunca encontrou o seu estilo e se encontrasse iria morrer de raiva.