Johann Sebastian Bach foi um dos mais importante compositor do período Barroco. Foi também compositor, cravista, Kapellmeister, regente, organista, professor, violinista e violista.
Bach nasceu na Alemanha em 1685 – comemorando-se este ano o 333º aniversário do seu nascimento -, no seio de uma família com longa tradição musical, que desde cedo mostrou possuir talento tornando-se num músico completo. Adquiriu um vasto conhecimento da música europeia da sua época e das gerações anteriores.
No ano de 1717 ocupou o cargo de mestre-capela do príncipe Leopoldo, na corte de Cöthen, e em 1723 mudou-se a título definitivo para Leipzig, onde assumiu as funções de director musical do Coro da Escola de São Tomás e do Collegium Musicum da Universidade.
Absorvendo inicialmente o grande repertório de música contrapontística germânica como base de seu estilo, recebeu mais tarde a influência italiana e francesa, através das quais a sua obra se enriqueceu e transformou, realizando uma síntese original de uma multiplicidade de tendências.
A maior parte de sua música caiu no esquecimento após sua morte. No entanto, no inicio do século XIX foi sendo recuperada, e desde então é dos maiores compositores mais interpretados e gravados.
Entre as peças mais conhecidas e importantes de Johann Sebastian Bach, estão os Concertos de Brandenburgo, o Cravo Bem-Temperado, as Sonatas e Partitas para violino solo, a Missa em Si Menor, a Tocata e Fuga em Ré Menor, a Paixão segundo São Mateus, a Oferenda Musical, a Arte da Fuga e várias cantatas.
Johann Sebastian Bach
Concerto for Two Violins in D minor – 1. Vivace
Vídeos