Quinzenal
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Dezembro 23, 2024

Conflito na Terra Santa não poupa os indefesos, diz papa Francisco

Na tradicional mensagem de Páscoa feito da sacada central da basílica de São Pedro, em Roma, neste domingo (1º/4), o papa Francisco pediu paz na Terra Santa e disse que o conflito “não poupa os indefesos”. O Pontífice se refere aos confrontos que deixaram 16 mortos na fronteira entre Israel e a Faixa de Gaza.O papa fez um apelo à “reconciliação da Terra Santa, também vivendo nestes dias as feridas de um confronto que não poupa os indefesos”.

Milhares de palestinos ocuparam as ruas próximo à fronteira na chamada Marcha do Retorno, protesto de seis semanas que se realizará na Faixa de Gaza junto à fronteira com Israel, contra a ocupação israelense.

Israel ocupou a região, que era território Palestino, desde a guerra de 1948, com apoio do governo norte-americano. Agora, as tropas israelenses alegam que o Hamas, que se recusa a renunciar à luta armada, usa a população civil da Faixa de Gaza como escudo para realizar ataques contra o território vizinho.

Os militares alegam que agiram para dispersar o protesto quando uma parte da multidão se aproximou da cerca que divide a Faixa de Gaza de Israel.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, além de outros líderes internacionais, como a chefe de política externa da União Europeia, Federica Mogherini, pediram uma investigação independente sobre o evento. O Ministro da Defesa de Israel se recusa a investigar.

Texto original em português do Brasil

Exclusivo Editorial PV / Tornado

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -