Diário
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Novembro 4, 2024

Está aí a 11.ª Festa do Cinema Italiano

José M. Bastos
José M. Bastos
Crítico de cinema

Com sessões às 21h30, em Lisboa no ‘São Jorge’ e no Porto no ‘Cinema Trindade’, começa hoje a 11.ª Festa do Cinema Italiano iniciativa que a Associação “Il Sorpasso” tem vindo a promover desde 2008 e que tem contribuído para a divulgação do cinema transalpino em Portugal e noutros países lusófonos como Brasil, Angola e Moçambique.

A edição de 2018 que inclui mais de meia centena de títulos terá projecções em 16 localidades portuguesas e estender-se-á pelas próximas semanas entrando pelo mês de Maio.

Sicilian Ghost Story

Para a abertura da Festa foi escolhido o filme que também abriu a Semana da Crítica do festival de Cannes de 2017: “Sicilian Ghost Story” de Antonio Piazza e Fabio Grassadonia, um conto fantástico inspirado num caso real ocorrido na Sicília dos anos 90, conta a história do desaparecimento de um rapaz de 13 anos e da busca atribulada que uma sua jovem colega empreende no sentido de o encontrar.

Marco Ferreri

Homenagem a Marco Ferreri

A programação prevista para Lisboa, distribuída pelo “São Jorge”, pelos cinemas “Corte Inglês” e pela Cinemateca Portuguesa, vai até ao próximo dia 12 e inclui, para além de vários filmes produzidos no último ano, uma retrospectiva de homenagem a Marco Ferreri, filmes sobre três importantes pintores italianos – Raffaello, Botticelli e Caravaggio –, sessões de curtas metragens e a exibição de alguns clássicos.

No Porto, a programação não é tão ambiciosa. Vai até ao próximo domingo dia 8, e decorrerá sempre no Cinema Trindade, com excepção da sessão de encerramento com “O Carteiro de Pablo Neruda” de Michael Radford que será exibido no Teatro Municipal Rivoli, pelas 18 horas de domingo dia 8 de Abril.

Lisboa e Porto

Apenas com exemplo de algumas das obras que poderão ser vistas em Lisboa e Porto nos próximos dias, e que participam na secção competitiva da Festa aqui deixamos alguns títulos:

NICO, 1988

De Susanna Nicchiarelli, vencedor da secção Orizzonti do Festival de Veneza, que mostra, antes da queda do muro de Berlim, a última fase da vida de Nico, a mulher-símbolo dos Velvet Underground e musa de Andy Warhol.

FORTUNATA

De Sergio Castellitto, filme premiado na secção Un Certain Regard do Festival de Cannes que conta a vida atormentada de uma mulher com uma filha de oito anos e um casamento fracassado. Cabeleireira ao domicílio, vive nos subúrbios e atravessa a cidade diariamente para tratar do cabelo de senhoras burguesas.

A CASA TUTTI BENE

De Gabriele Muccino, um encontro familiar a propósito das bodas de ouro de um casal que junta os seus convidados na ilha de Ischia, em Nápoles.

L’ORA LEGALE

De Salvatore Ficarra e Valentino Picone, um dos recentes sucessos de bilheteira em Itália. Fartos do caos e da corrupção, os habitantes de Pietrammare, uma aldeia na Sicília, elegeram um novo presidente, um homem íntegro e correto. A ordem é restaurada mas, no entanto, não traz apenas vantagens.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -