Quinzenal
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 17, 2025

Há 68 anos Fats Domino gravou pela primeira vez

Uma das canções era “The Fat Man”, que virou alcunha do cantor

Nascido a 26 de Fevereiro de 1928, Antoine “Fats” Domino é uma figura muito importante da música norte-americana, do Rhythm & Blues. Um talentoso pianista, compositor e cantor que conquistou grandes sucessos nos EUA, mas também na Europa. Pioneiro da vaga de cantores negros queFats Domino iria conquistar os “charts” — só até 1955 já Fats Domino tinha lançado cinco discos de ouro, ou seja: um milhão de cópias vendidas por disco. A sua carreira discográfica iniciou-se em 1949 na Imperial Records. Faz hoje precisamente 68 anos que Fats Domino gravou as suas primeiras canções. Uma delas foi “The Fat Man”, que se iria tornar na alcunha do artista, devido à sua gordura e corpulência.

Nascido e criado em Nova Orleães, Fats Domino desde cedo se viu fortemente influenciado pelo ambiente musical que sempre se viveu na “Cidade do Jazz”. A relação com a sua cidade-natal sempre foi intensa para o músico que, mesmo depois do grande sucesso discográfico, continuou a viver no seu bairro. Filho de um conhecido violonista, Fats Domino escolheu o piano como o seu instrumento de eleição, tornando-se num exímio pianista de jazz e R&B, mas também num inspirado compositor e talentoso cantor.

Em 1949 com a sua primeira gravação de “The Fat Man” o artista iria abrir surpreendentemente outros caminhos para a música popular, pois esta canção é justamente considerada como a primeira que contém elementos próprios da “revolução” musical que aí vinha, com o surgimento do Rock ‘n’ Roll. Durante a década de ‘50, Fats Domino foi coleccionando êxitos, que iriam ter continuidade na década seguinte, dominada pela “pop music”. De entre todas as suas composições de sucesso (e foram muitas),  “O Homem Gordo” ficou para sempre ligado à notável canção “Blueberry Hill”, editada em 1956, mas que não é um original seu, já que o histórico tema foi composto por Vincent Rose, Al Lewis e Larry Stock em 1940. Mas foi graças à versão de Fats Domino que a melodia se tornaria numa das mais famosas de sempre.

Reconhecido como um dos mais influentes músicos da cena norte-americana, Fats Domino actuou na Casa Branca e seria recebido no Rock ‘n’ Roll Of Fame – onde só são admitidos os nomes maiores da história da música do último meio-século. Já no presente século Fats Domino continuou a editar discos e a dar concertos. Hoje, aos 86 anos, o músico continua a viver na sua Nova Orleães onde, em 2005, escapou ao terrível Fucarão Katrina, ficando em casa para ajudar a sua mulher doente, numa das zonas de maior devastação provocadas pelo furacão.

The Fat Man

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -