A Associação Salvador e a APECI (Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas de Torres Vedra) estão a desenvolver um projecto, que consideram inovador, para angariação de fundos.A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras e de várias outras entidades, entre empresas e associações. Visa a recolha de 40 mil euros que revertem para as duas instituições de apoio a pessoas com deficiência. A Associação Salvador quer reforçar a sua actividade de desporto adaptado, enquanto a APECI pretende ver concluído o novo lar residencial.
Este projecto é de grande interesse para o Município, na medida que promove a solidariedade e a inclusão e desafia cada torriense a dar o seu contributo nesta acção que envolve uma parceria forte e sólida entre a Associação Salvador e a APECI”
Para além da angariação de fundos, o projecto tem também o objectivo de sensibilizar a comunidade para o respeito e a inclusão das pessoas com deficiência.
Em boa hora recebemos este convite da Associação Salvador para participarmos no projecto. A nossa associação luta todos os dias pela criação de melhores condições de vida dos nossos utentes e esta iniciativa irá contribuir para chegarmos mais perto do sonho da construção do novo lar”
O projecto “Juntos”, que decorre em Torres Vedras até Junho, pretende a mobilização de instituições, organizações, clubes e cidadãos em geral, de forma a poderem criar equipas e desenvolverem iniciativas de sensibilização e angariação de fundos.
Os torrienses são muito solidários e acredito que se vão juntar à APECI e à Associação Salvador, que apoia anualmente centenas de pessoas com deficiência motora, criando grupos de amigos ou colegas para organizarem um ou dois eventos solidários. Cada um pode fazer a diferença e ajudar a mudar vidas”
Confirmadas 26 actividades solidárias
Até agora já aderiram 128 instituições, 57 organizações e mais de 200 voluntários, que vão organizar 26 actividades já confirmadas, em 36 locais diferentes, durante os 87 dias que dura a acção de sensibilização para a causa, que se calcula tenha um alcance na ordem das 220 mil pessoas.
Entre os eventos previstos constam leilões de peças de arte de vários artistas e um torneio triangular de hóquei em patins entre Sporting de Torres, Física e o Alenquer e Benfica, no pavilhão da Física, dia 10 de Junho.
No dia 26 de Maio, às 21h30, a bilheteira do teatro de revista “Alto e para o baile”, nas Carreiras, reverte para o projecto “Juntos”. A 5 de Maio haverá um concerto no Pavilhão Multiusos com vários artistas. No dia 3 de Junho, no Estádio Manuel Marques, a tarde é preenchida por dois jogos de futebol: um entre equipas com jogadores convidados por dois torrienses internacionais, André Santos e José António; e outro entre os veteranos do Torreense e os jogadores que fizeram parte do plantel do clube quando esteve pela última vez na antiga 1ª Divisão.
Para além destes eventos há outros previstos
- Caminhada Rota do Oeste – 14 de Abril
- Caminhada Solidária AMCR – 13 de Maio
- Gimnoeste – pulseira solidária – 11 e 12 de Maio
- Torneio de ténis – 12 de Maio
- Caminhada Rota dos Mares – 12 de Maio
- I Torneio Solidário Sub11 – 26 de Maio
- Corrida nocturna – 30 de Maio
- Logotipo humano – 1 de Junho
- Passeio e concentração motard – 20 de Maio
- Pic-nic – 9 de Junho
- Espectáculo de dança – 9 de Junho
- Extreme Trail Run – 10 de Junho
Receba regularmente a nossa newsletter
Contorne a censura subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.