A Comissão de Energia da Califórnia votou por unanimidade exigir que quase todas as novas casas devem incluir painéis solares a partir de 2020.
São Francisco e o South Miami têm exigências similares faz algum tempo, mas esta é a primeira vez que um estado norte-americano adopta tal regra.
Houve pouca oposição às novas regras na quinta maior economia do mundo. O regulamento fornecerá alguma flexibilidade e excepções, como condomínios mais altos que 3 andares ou edifícios cujos telhados estão à sombra ou são muito pequenos.
A nova legislação permite que as casas compensem sistemas menores com sistemas de armazenamento de energia a bateria. Os custos extras de construção serão mais do que compensados pela poupança de energia nos próximos 10 anos.
As concessionárias da Califórnia já produzem mais de metade da energia sem fontes fósseis. O estado da Califórnia está adiantado em relação à sua meta de atingir 50% de energia renovável até 2030, excluindo as grandes hidroelétricas.
Se mais estados e economias mundiais acelerarem os seus cronogramas de mitigação das mudanças climáticas, as gerações futuras ainda podem ser poupadas aos piores efeitos.
Líderes locais e regionais, grupos comunitários e pioneiros da tecnologia parecem ter a melhor chance para facilitar esta mudança.
Receba a nossa newsletter
Contorne a censura subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.