Quinzenal
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Dezembro 23, 2024

Cruz Vermelha quer ajudar a baixar desemprego

Joaquim Ribeiro
Joaquim Ribeiro
Jornalista

A delegação de Torres Vedras da Cruz Vermelha Portuguesa apresentou esta semana o Gabinete + Emprego, um projecto que visa ajudar a combater o desemprego de torrienses entre os 18 e os 55 anos.

Apesar da taxa de desemprego ter baixado, a Cruz Vermelha entende que pode vir a dar um contributo a esse desígnio com este programa. O projecto foi um dos vencedores do último Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Torres Vedras. Resultou da experiência da delegação torriense da Cruz Vermelha através da sua Área Social, ao detectar que o maior problema revelado pelas famílias é o desemprego.

Será criada uma plataforma com uma bolsa de candidatos e empresas que oferecem trabalho. Mas o objectivo não é apenas fazer listas de desempregados e potenciais empregadores. O Gabinete + Emprego terá um papel activo no processo, ministrando formação em áreas como a elaboração do currículo e da carta de apresentação, gestão de tempo na procura activa de emprego ou preparação para entrevistas.

A delegação torriense da Cruz Vermelha vai também permitir que esses candidatos façam voluntariado na própria instituição, de modo a enriquecer os currículos e as competências. Mais importante ainda é o estabelecimento de parcerias com empresas locais, de modo a que os desempregados possam realizar estágios de duas semanas e com isso poderem vir a ser contratados.

Apesar de só agora ser apresentado, o Gabinete + Emprego já funciona desde Janeiro e tem alguns casos de sucesso. O projecto, contudo, só terá êxito consoante a motivação e o empenho de cada candidato.

Na opinião de Cláudia Horta Ferreira, vereadora da Câmara Municipal de Torres Vedras, este é um exemplo daquilo que se pretende com o Orçamento Participativo, que responda aos anseios da população. Mas, acrescentou, “é importante que as ideias saiam do papel”.

A vereadora referiu que embora o desemprego já tenha diminuído e apesar dos vários programas para o combater, “este projecto pode ajudar a resolver alguns problemas, porque todas as pessoas valem a pena”.

Receba a nossa newsletter

Contorne a censura subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -