Uma etapa de extrema importância do processo empreendedor é a elaboração do Plano de Negócio. Através dele prevê-se como irá evoluir o desenvolvimento da oportunidade de negócio direciona-se o novo empreendimento através de metas e trade-offs[1], determina-se a respetiva viabilidade, quais os recursos necessários para a sua implementação e como serão captados esses recursos. Além disso, é através do plano de negócio que se traduzem falsas ideias e metas ambíguas ou abstratas em medidas explícitas que auxiliam nas tomadas de decisão durante a gestão da organização.
O Plano de Negócio é construído pelo empreendedor, sendo que é um documento no qual são detalhadas as características internas e externas do projeto, de forma a aplica-lo e ao mesmo tempo delinear os meios parara alcançar as metas propostas.
A elaboração do Plano de Negócio estimula o empreendedor a entender o seu negócio, a avaliá-lo diante de diferentes cenários, considerando possíveis barreiras de sucesso e maneiras de as evitar ou superar, podendo no limite conduzir ao abandono do projeto ainda numa fase inicial do empreendimento ainda na fase do projeto, evitando assim a perda de recursos e frustrações (Hisrich e Peters,2004).
Existem 3 tipos de utilidade elaboração de um Plano de Negócio; comunicação, gestão e planeamento.
Figura 6 – Elaboração Plano de Negócio.
Fonte: Do autor (2017).
Como ferramenta de comunicação, o plano de negócio ajuda o empreendedor a:
Figura 7 – Ferramenta de Comunicação.
Fonte: Do autor (2017).
Como ferramenta de gestão, o plano de negócio ajuda o empreendedor a:
Figura 8 – Ferramenta de Gestão.
Fonte: Do autor (2017).
Como ferramentas de planeamento, o plano de negócio ajuda o empreendedor a:
Figura 9 – Ferramenta de Planeamento.
Fonte: Do autor (2017).
O Plano de Negócio torna-se assim num instrumento fundamental para a estruturação de uma boa ideia de negócio. O Plano de Negócio corresponde à implementação da ideia e à sua tradução na criação de valor, devendo ser um instrumento dinâmico e ajustável á evolução da própria ideia e ao mercado.
1.ª Fase Resumo da ideia e resultados previstos
Esta primeira fase é muito importante, pois as pessoas, empresas ou instituições que vamos contactar estarão interessadas em 1º lugar em perceber o que vale o nosso negócio. Se não lhes conseguirmos explicar em poucas palavras quais os nossos produtos/serviços, qual a nossa localização, o que vamos vender e o lucro que esperamos obter, então dificilmente vão perder muito mais tempo a ler o resto do nosso Plano de Negócio. Apesar deste resumo aparecer logo no inicio, a versão final só deverá ser escrita apenas no fim de termos elaborado o Plano de Negócio, pois só no final de elaborarmos o plano é que teremos uma ideia mais precisa do percurso que vamos seguir, das necessidades e dos resultados previstos.
Estes são alguns dos pontos que deverão estar bem definidos nesta fase;
- Qual o nome da empresa.
- Qual a área de atividade.
- Qual o tipo de clientes que vamos abordar e qual o mercado.
- Qual ou quais as nossas vantagens competitivas.
- Qual o investimento necessário e quais as fontes de investimento.
- Qual a previsão de vendas e lucros para os 3 primeiros anos, rentabilidade do negócio, e retorno do investimento.
- Apresentação de parcerias chave.
- Características técnicas e pessoais para assegurar o projeto.
2.ª Fase Descrição do negócio
Nesta fase o empreendedor deverá explicar a sua ideia de negócio, esta deverá ser concisa, bem pensada e de fácil compreensão. Deverá também escrever ao pormenor as características do seu produto/serviço. Temos de ter em conta que é perfeitamente natural que estas características sejam alteradas ao longo da construção do plano, e até mesmo depois da empresa ter iniciado a atividade, é sinal de que a informação que vamos recolhendo e analisando é relevante para a nossa empresa, o que não deixa de ser bastante positivo.
A descrição do seu negócio terá de responder às seguintes perguntas;
- Qual o seu produto/serviço principal?
- Qual a sua proposta de valor única?
- Qual a sua vantagem competitiva?
- Como é que o seu produto/serviço irá atender às necessidades dos seus clientes?
- Qual a sua meta de desenvolvimento de produto?
3.ª fase Análise de mercado
Nesta fase é muito importante ter uma visão global dos vários tipos de consumidores que existem. Só assim poderemos selecionar aqueles a quem nos queremos dirigir. Pois não vamos conseguir atender a todos e para além do mais nem todos estarão interessados nos nossos produtos/serviços. Outro ponto importante é a concorrência. Procure identificar quem são os seus principais concorrentes. A partir daí, visite-os e examine as suas boas práticas e deficiências. Lembre-se de que os concorrentes são aquelas empresas que atuam no mesmo ramo de atividade que o seu e buscam satisfazer as necessidades dos seus clientes.
Estudo dos Clientes
1.º passo identificar as características gerais dos clientes
- Qual a faixa etária?
- Na maioria são homens ou mulheres?
- Têm família grande ou pequena?
- Qual é o seu trabalho?
- Quanto ganham?
- Qual a sua escolaridade?
- Onde moram?
2.º passo identificar os interesses e comportamentos dos clientes
- Qual a quantidade e com que frequência compram esse tipo de produto/serviço?
- Onde costumam comprar?
- Que preço pagam atualmente por esse produto/serviço similar?
3.º passo identificar o que leva as pessoas a comprar
- O Preço?
- A qualidade dos produtos/serviços?
- A marca?
- O prazo de entrega?
- O prazo de pagamento?
- O atendimento da empresa?
4.º passo identificar onde estão os seus clientes
- Qual o tamanho do mercado em que irá atuar?
- É apenas na sua rua?
- O seu bairro?
- A sua cidade?
- No seu distrito?
- No seu país?
- Os seus clientes vão encontrar a sua empresa com facilidade?
Estudo dos Concorrentes
Nesta fase teremos de identificar os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes em relação ao seu negócio
- Qualidade dos materiais utilizados- cores, tamanhos, embalagem, variedade;
- Preço cobrado;
- Localização;
- Condições de pagamento, prazos concedidos, descontos praticados;
- Atendimento prestado;
- Serviços disponibilizados-horários de funcionamento, entregas ao domicílio;
- Garantias oferecida.
Após fazer todas estas comparações, é altura de tirar algumas conclusões;
- A sua empresa poderá competir com outras empresas que já estão no mercado há mais tempo?
- O que irá fazer para que as pessoas deixem de ir aos concorrentes para comprarem na sua empresa?
- Há espaço para todos, incluindo a sua empresa?
4.ª fase Definição da estratégia
A estratégia de uma empresa é o conjunto de ações que definem os rumos possíveis a seguir no futuro, consoante as circunstâncias com que ela se vai deparar. A estratégia surge como a necessidade permanente da empresa face à existência de concorrência (direta ou indireta, efetiva ou potencial), que a coloca perante o risco de perder a sua posição no mercado.
- Análise SWOT (Identificar pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças)
Para ajudar a desenhar a estratégia da sua empresa, é interessante que sejam analisados os ambientes interno e externo do seu negócio. Durante a análise do ambiente interno, devem ser identificados os pontos fortes e fracos aos quais a organização está submetida, ou seja, características internas que estão bem consolidadas e pontos a serem melhorados. Já no que diz respeito à análise do ambiente externo, deverá ser feita uma lista com as oportunidades e ameaças que possam interferir direta ou indiretamente na empresa que muitas vezes podem ser extraídas de uma análise de mercado a da concorrência. Através dessa análise, é possível traçar ações que maximizem os pontos fortes e minimizem os pontos fracos, bem como conhecer melhor o ambiente em que se está envolvido.
Forças
- O que é que faz bem?
- Que recursos únicos pode aproveitar?
- O que é que os outros vêem como as suas forças?
Fraquezas
- O que é que pode melhorar?
- Onde é que tem menos recursos que os outros?
- O que é que os outros vêem como as suas prováveis fraquezas?
Oportunidade
- Que oportunidades tem disponíveis?
- Que tendências/ novidades pode você aproveitar?
- Como pode transformar as suas forças em oportunidades?
Ameaças
- Que ameaças podem prejudicá-lo?
- O que é que a sua competição anda a fazer?
- As suas fraquezas expõem-no a que possíveis ameaças?
Figura 10 – Análise Swot.
Fonte: Recuperado em 15.05.2017 de Análise SWOT – Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.
- Definição da identidade da empresa
É muito comum que empresas, principalmente de menor dimensão, não possuam uma identidade própria, consubstanciada na definição de negócio, missão[2], visão[3] e valores[4] próprios. No entanto é de extrema importância que a sua identidade seja definida, de modo a divulgar o que a empresa oferece, o porquê da sua existência, onde ela quer chegar e quais os seus princípios. Nesta etapa é comum que as empresas definam o seu negócio, missão, visão, valores e os comuniquem a todos os seus membros, parceiros e clientes, de forma a existir um alinhamento quanto à real identidade da organização. Como consequência disso, é a maior facilidade o alinhamento dos colaboradores por um objetivo comum.
- Definição dos objetivos da organização e ações para alcançá-los
Depois de definir a identidade da empresa, para que a sua estratégia possa ser bem definida, é necessário que os seus objetivos sejam definidos. Esses objetivos devem de estar relacionados com a visão da empresa, ou seja, com a identidade da organização e com o posicionamento estratégico que ela pretende alcançar.
Notas
[1] Definimos trade-offs como sendo uma situação em que há conflito de escolhas, caracterizando-se em uma ação económica que visa a resolução de um problema, mas acarretando outro, obrigando a uma escolha. (Recuperado em 29 de Maio de 2017 de Trade-off)
[2] Definimos missão como sendo a razão de existir da empresa, é a sua definição que torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa. É a declaração ampla e duradora de propósitos que individualiza a organização e a distingue, identificando o negócio dentro do espaço que esta deseja ocupar no seu mercado de atuação. (Recuperado em 28 de Maio de 2017 de Visão, Missão e Objectivos SMART)
[3] Definimos visão como sendo uma perspetiva a da organização a longo prazo, onde a empresa pretende chegar dentro de alguns anos. (Recuperado em 28 de Maio de 2017 de O que é e como definir a missão, visão e valores de uma empresa?)
[4] Definimos valores como sendo os princípios ou crenças que servem de guia ou critério para definir comportamentos, atitudes e decisões de qualquer pessoa inserida na organização. (Recuperado em 28 de Maio de 2017 de O que é e como definir a missão, visão e valores de uma empresa?)
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Por opção do autor, este artigo respeita o AO90