Guitarrista da pioneira banda pop inglesa, The Hollies, faz hoje 70 anos
The Hollies é uma banda maior da história da pop e também uma das mais antigas. O grupo, formado em Manchester em 1962 por Allan Clarke e Graham Nash, seria mesmo um dos primeiros a somar êxitos na época dourada da pop britânica. Uma das bandas de maior sucesso dos anos 60, com os seus singles a atingirem as 231 semanas nos charts do Reino Unido. Um som “clean”, apoiado em guitarras acústicas ou semi-acústicas, com três vozes em harmonia, conferindo ao grupo uma sonoridade pop original, muito próxima da “folk music” inglesa, mas também norte-americana. E uma das chaves para este som era o guitarrista e cantor Tony Hicks, que hoje festeja 70 anos.
Tony Hicks não é membro fundador dos Hollies, mas é um verdadeiro prodígio da “pop music” inglesa. Aos 12 anos, já o miúdo Tony Hicks tocava nos Les Skifflettes, uma banda de sucesso em finais dos anos 50. No início da década de 60, Tony Hicks continuou o seu trajecto sob as luzes da ribalta com Ricky Shaw & The Dolphins, mas em 1963 foi convidado para substituir Vic Steele nos The Hollies.
A banda britânica iria então lançar uma mancheia de singles, que se tornariam grandes hits, dignos de figurar em qualquer colectânea de “Best Of 60’s. Canções como “Carrie Anne”, “On A Carousel”, “Stop Stop Stop”, “Bus Stop” e “Jennifer Eccles”, entre outras, foram grandes sucessos do grupo britânico, a maior parte escritas por Tony Hicks.
Mas em finais de 1968, Tony Hicks sugeriu que a banda gravasse um álbum só com versões de canções de Bob Dylan, porém Graham Nash não concordou e acabaria por se juntar, nos Estados Unidos, a David Crosby e Stephen Stills, para formarem um dos mais famosos grupos da história: Crosby, Stills & Nash, mais tarde Crosby , Stills, Nash & Young.
A aposta do nosso aniversariante de hoje seria de sucesso, não só porque o LP “Hollies Sing Dylan” teve êxito comercial – chegou ao terceiro posto do Top Ten britânico – mas, sobretudo, porque se revelou como um dos mais originais no que diz respeito a versões de temas de Bob Dylan. (ver vídeo).
Passados todos estes anos, os The Hollies continuam em actividade, dando concertos sobretudo no Reino Unido, Austrália, Nova-Zelândia e Europa e sempre com o jovem prodígio Tony Hicks… que hoje faz 70 anos. Parabéns Tony!