Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Novembro 23, 2024

A aula de dança, Edgar Degas

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

“A Aula de Dança”, Edgar Degas. Pintor e escultor, foi também reconhecido como grande gravurista.É uma das suas grandes pinturas. Crê-se que, talvez, metade da sua obra se baseie no tema da dança. Mestre do movimento, é, também, exímio no desenho.

Chamo a atenção para a diagonal pouco perceptível da bailarina de costas, e com uma mão à cintura, até à outra bailarina, ao fundo, que compõe o seu colar. Em vários outros dos seus trabalhos, Degas escolheu este mesmo critério, de quase abandono de um lado da tela, para concentrar a atenção do observador no lado oposto, bem ocupado.

Demarcação diagonal do chão delimitado pelas linhas que o conduzem até ao fundo, podemos dizer que estamos perante uma metodologia do pintor de grande rigor construtivo.

Informação adicional

Artista: Edgar Degas
Localização: Metropolitan Museum of Art
Criação: 1874
Período: Impressionismo
Género: Pintura histórica

Edgar Degas 1834–1917

Edgar Hilaire Germain de Gas, popularmente conhecido apenas por Edgar Degas nasceu em Paris. Cresceu entre apreciadores de música e de todo tipo de arte o que o influenciou na escolha de ser um artista plástico.

A obra de Degas é a de um realista que se interessa pela visão do seu tempo, assim como pelas suas últimas pesquisas técnicas, mas nunca renegando a sua admiração pelo desenho clássico, principalmente o de Ingres.

Dos impressionistas, aproveitou a liberdade inventiva, a visão colorista. A sua arte de realista à sua maneira, e não à maneira de Courbet ou de Manet, representa uma extensão feliz e inovadora do neoclassicismo de Ingres e uma surpreendente antecipação da visão dinâmica das cenas que, só muito mais tarde, a fotografia e o cinema iriam realizar.

Degas classificava-se como um pintor realista; chegou a afirmar que nunca encontrou o seu estilo e se encontrasse iria morrer de raiva.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -