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Domingo, Dezembro 22, 2024

Corbyn e Democracia Económica: além da dicotomia estado-corporações

Nélson Abreu, em Los Angeles
Nélson Abreu, em Los Angeles
Engenheiro electrotécnico e educador sobre ciência e consciência. Descendente de Goa, nasceu em Portugal, e reside em Los Angeles.

Uma leitura cuidadosa da plataforma do Partido Trabalhista (Labour) do Reino Unido (Para Muitos, Não Alguns) revela sementes para um afastamento radical dos modelos cansados ​​do século XX da “esquerda”. A visão presente não procura simplesmente centralizar o poder no estado, nem promove o domínio corporativo neoliberal com alguma redistribuição.

Em vez disso, exige uma federalização do poder para democratizar o poder económico e político em relação às entidades locais e regionais. Ao promover a criação e retenção de riqueza em nível local, por meio de mecanismos como empresas de propriedade de trabalhadores, o poder é distribuído a partir de grandes monopólios corporativos e políticos.

Corbyn está promovendo políticas como:

  • Levando as grandes empresas de serviços públicos, ferrovias e serviços postais para longe das grandes corporações dirigidas por elites que buscam a renda e que extraem riquezas;
  • Estabelecimento de um fundo de investimento nacional para ajudar a “reconstruir comunidades destruídas pela globalização”, sem pagamentos excessivos de juros para aqueles que não criam valor económico;
  • Vinculando as compras do sector público a uma estratégia industrial regionalmente equilibrada, criando um banco de investimento nacional e uma rede de novos bancos públicos regionais em apoio às pequenas e médias empresas e democratizando a propriedade apoiando cooperativas e empresas de propriedade dos trabalhadores.

Essas políticas reconhecem trabalhadores e empreendedores como criadores de riqueza. Ao manter mais riqueza e poder localizados e distribuídos, há menos oportunidades de interesse especial em pagar para brincar e nepotismo.

O programa inclui princípios de design alternativos significativos, que não dependem de correcções regulatórias ou de redistribuição “após o fato”. Em vez disso, inicia-se um processo de mudança estrutural na economia e a natureza da propriedade e controle sobre a riqueza produtiva que permite às comunidades alcançar resultados distributivos e sociais sem “caridade” estatal ou corporativa.

 

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