Uma comitiva de autarcas da Comunidade Intermunicipal do Oeste esteve reunida em Lisboa com o Governo para discutir a situação da modernização da Linha do Oeste.
Por parte da Oeste-CIM esteve o presidente, Pedro Folgado, presidente da Câmara de Alenquer, acompanhado pelos dois vice-presidentes, Tinta Ferreira, presidente da Câmara das Caldas da Rainha; e José Alberto Quintino, do Sobral de Monte Agraço. Por parte do Governo a comitiva foi recebida pelo secretário de Estado das Infra-estruturas, Guilherme d’Oliveira Martins.
Segundo uma nota de imprensa da Oeste-CIM, dessa reunião saíram vários compromissos. Nomeadamente, que a empreitada de Electrificação da Linha do Oeste, no troço Lisboa – Caldas da Rainha, será lançada até ao final do corrente ano ou início de 2019, prevendo-se a sua conclusão até final de 2021. Ainda durante o presente ano será lançado o projecto para a electrificação do troço entre Caldas da Rainha e Louriçal.
Entre o dia 5 deste mês e 4 de Novembro são supridos comboios, facto que tem levado à alteração de horários, mas nos remanescentes os horários serão cumpridos, esclareceu a CP. Após o dia 4 de Novembro será reposto o número de comboios que circulavam anteriormente, uma vez que está previsto deslocar composições provenientes da Linha do Douro e de aluguer a Espanha. Está também previsto, ainda em 2018, a aquisição de material circulante para reforço da Linha do Oeste.
Recorde-se que a intenção de modernizar esta linha de caminho-de-ferro já tem décadas de existência, nomeadamente a sua duplicação e electrificação, mas até hoje ainda nada foi feito nesse sentido. Ultimamente registam-se cada vez menos passageiros nos comboios que circulam, também eles bastante antigos, tendo frequentemente sido suprimidos alguns nos últimos meses. A modernização da linha é por isso urgente, para que a mesma possa ser competitiva e recuperar os passageiros que já teve outrora.
Receba a nossa newsletter
Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.