A reunião anual do Centro Europeu de Paleontologia decorreu em Torres Vedras. Coube à Sociedade de História Natural a organização do encontro, que reuniu os responsáveis pelas instituições que integram o centro, sediado na Universidade de Opole, Polónia. A par da reunião, os especialistas tiveram a oportunidade de visitar o litoral Oeste, assim como a Área Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira.
O potencial científico do território levou a uma reacção “extremamente positiva”, segundo a Sociedade de História Natural de Torres Vedras, cujo trabalho junto da comunidade escolar e da população em geral irá dar origem a um guião para as instituições que dão forma àquele centro. A instituição torriense irá, ainda, promover uma apresentação internacional sobre o património paleontológico e geológico do concelho, que será dinamizada durante este mês na Polónia.
Sublinhe-se que os laboratórios de investigação da associação torriense, que vão funcionar em Santa Cruz, irão acolher programas de investigação que resultam de projectos do Centro Europeu de Paleontologia e que apresentam projectos em fase de candidatura para financiamento junto da União Europeia e outros fundos.
O Instituto de Zoologia da Universidade de São Petersburgo, na Rússia, e a Charles University, na República Checa, são alguns dos novos membros do Centro Europeu de Paleontologia, cujo representante oficial para a Península Ibérica é a Sociedade de História Natural de Torres Vedras, membro fundador da organização.
Foto: DR
Receba a nossa newsletter
Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.