“Os Embaixadores” (ou “Os Enviados Franceses”), de Hans Holbein, o Jovem. Foi um pintor alemão, um dos mestres do retrato no Renascimento.
Amigo de Erasmo e por este recomendado a Thomas More, inaugura a pintura de retrato em Inglaterra. Esta notável obra de arte mostra duas imponentes figuras (à esquerda Jean de Dinteville, diplomata de Francisco I e à direita o bispo George de Selve), harmoniosas e de sumptuosidade cromática, agudeza psicológica e desconcertantes efeitos de “trompe l`oeil”.
Pintura eminentemente carregada de simbolismos é quase tão famosa pelo que esconde como pelo que nos revela.
Informação adicional
Artista: Hans Holbein, o Jovem
Dimensões: 2,07 m x 2,1 m
Local: National Gallery (Londres)
Material: Madeira, Carvalho, Tinta a óleo
Criação: 1533
Período: Renascimento, Renascimento nórdico, Renascimento na Alemanha
Hans Holbein 1497 ou 1498-1543
Hans Holbein, o jovem, foi um pintor alemão, um dos mestres do retrato no Renascimento e desenhista de xilogravuras, vidrarias e peças de joalharia.
Nasceu em Augsburgo e desde muito pequeno estudou pintura com o seu pai Hans Holbein, o Velho, reconhecido artista dentro da tradição flamenga, notável pelos seus retratos. Até 1515 Holbein instalou-se em Basileia, Suíça, onde trabalhou como ilustrador de livros, realizando xilogravuras para as portadas de várias obras e uma série de esboços a tinta para O elogio da loucura de Erasmo de Roterdão.
Em 1518, numa viagem à Itália, descobriu as obras dos pintores do Renascimento italiano Andrea Mantegna e Leonardo da Vinci. O impacto destes e outros artistas sobre a obra de Holbein pode observar-se no modelado e na composição renascentistas de um de seus primeiros retratos, Erasmo de Roterdão (1523, Museu do Louvre), no seu famoso “Cristo morto”, na paixão (ambos no Kunstmuseum de Basileia) e no retábulo “A Virgem do burgomestre Meyer” (Palácio Ducal de Darmstadt, Alemanha), todos eles realizados entre 1519 e 1526. Nas ditas obras, se aprecia uma soltura no desenho e uma riqueza cromática características das obras dos mestres do norte da Itália. Nas suas obras religiosas, Holbein uniu esta riqueza de detalhes e cores com a dignidade e a severidade na caracterização próprias de temas religiosos.
Em 1532 voltou para a Inglaterra, onde começou sua carreira com pintor de retratos. O retrato do estadista Thomas Cromwell torná-lo-ia famoso e em 1536 foi designado pintor da corte por Henrique VIII. Outros retratos famosos foram os das esposas de Henrique VIII, entre elas Jane Seymour e de seu filho Eduardo VI de Inglaterra. Morreu em Londres em 1543 durante uma epidemia de peste.
Texto e imagem: Wikipédia
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