Os desafios dos meios de comunicação na abordagem da questão do terrorismo estarão no centro dos debates de uma conferência que se realiza nesta terça-feira (20) na Unesco.O terrorismo se converteu em um dos temas mais complexos para os meios de comunicação, apresentando difíceis questões éticas sobre as condições de reportagem, a liberdade de informação e a segurança, indica um comunicado da organização.
Como podem os jornalistas informar sobre cenas de violência dramáticas e carregadas de emoções sem sensacionalismo, sem incitar o ódio dos terroristas e sem reforçar estereótipos? – questiona o comunicado.
Esta e outras questões serão tratadas no encontro, com a participação de profissionais dos meios de comunicação, representantes das autoridades reguladoras da imprensa, pesquisadores e representantes de associações de vítimas.
O evento é organizado pela Unesco e pela associação 13onze15-Fraternité Vérité, uma entidade não governamental francesa criada depois dos atentados terroristas de Paris em 2015 para apoiar as vítimas.
A conferência incluirá duas mesas redondas. A primeira abordará como a cobertura dos meios de comunicação pode promover a segurança e o respeito das vítimas do terrorismo.
A segunda sessão terá por foco como a cobertura midiática desses temas pode promover a tolerância e a coesão social.
Texto em português do Brasil
Exclusivo Editorial Brasil247 (Prensa Latina)/ Tornado
Receba a nossa newsletter
Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.