Ex-ministro de finanças da Grécia, Yanis Varoufakis avalia em entrevista à BBC que, “no Brasil, os interesses da oligarquia se alinharam com os fascistas. Agora, no momento em que isso começar a se espalhar pela Itália, pela Alemanha, pela França, nós estaremos acabados. A não ser que nos oponhamos”.
Ex-ministro de finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, que lançou uma frente Internacional Progressista ao lado do senador dos EUA Bernie Sanders e do petista Fernando Haddad, avalia em entrevista à BBC que “o Brasil se tornou o prenúncio de um futuro distópico”.
No Brasil, os interesses da oligarquia se alinharam com os fascistas. Agora, no momento em que isso começar a se espalhar pela Itália, pela Alemanha, pela França, nós estaremos acabados. A não ser que nos oponhamos”.
Questionado sobre o que diria a Bolsonaro, se tivesse chance, respondeu: Bem… (longa pausa). Nada. Absolutamente nada. Porque Bolsonaro é insignificante. Ele é só um braço de um novo movimento fascista de uma oligarquia privilegiada e de um cartel de interesses. Ele está fazendo seu trabalho e nós vamos fazer o nosso”.
Na conversa, ele diz ainda que Barack Obama não era de esquerda – “trabalhou para trazer Wall Street de volta a seus momentos de glória” – e, na América Latina, “sim, fizeram um trabalho excelente, um trabalho significativo em redistribuir a renda. Mas eles não fizeram nada para redistribuir a riqueza”.
Leia na íntegra em Yanis Varoufakis: ‘Esquerdas na América Latina distribuíram renda mas falharam em não distribuir riqueza’.
Texto em português do Brasil
Exclusivo Editorial Brasil247 (Reuters) / Tornado
Receba a nossa newsletter
Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.