Entre 12 e 15 de Dezembro, o Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, oferece uma programação rica e diversificada, com dois espectáculos de teatro, a apresentação do novo livro de Manuel Gusmão e uma sessão de leitura de histórias para os mais novos.
As regras da arte de bem viver
Na sequência das relações de intercâmbio que vem mantendo com várias estruturas de criação espanholas, A Escola da Noite volta a receber em Coimbra a companhia Tranvía Teatro, de Saragoça, com a sua mais recente criação. “Reglas, Usos y Costumbres en la Sociedad Moderna”, monólogo do dramaturgo francês Jean-Luc Lagarce, é um “percurso através das normas e das leis que definimos para viver’de maneira civilizada’ e que contribuem para estrangular a nossa existência”, pleno de humor e ironia.
Com direcção de Aitana Galán, o espectáculo assinala o regresso aos palcos de Cristina Yáñez, actriz e encenadora responsável pela direcção artística do grupo, fundado em 1987 e com um reportório que equilibra a dramaturgia contemporânea (europeia e ibero-americana) e os grandes clássicos da dramaturgia universal.
Em Coimbra, o espectáculo será apresentado em duas sessões, a 12 e 13 de Dezembro (quarta e quinta-feira), sempre às 21h30.
Como habitualmente, no âmbito da iniciativa “Quintas no Teatro”, a sessão de quinta-feira oferece condições especiais de acesso, com o preço único de 5 Euros.
Commedia dell’arte, com Filipe Crawford
“Le Bravure de Capitano Spavento”, escrita em 1619 por Francesco Andreini, é uma das mais célebres peças da tradição da Commedia dell’Arte e inspira até hoje sucessivas gerações de criadores. O espanhol Felipe Cabezas fez uma adaptação livre desta história, centrando-se na figura de um actor cuja carreira se aproxima do fim, depois dos anos de glória.
O actor e encenador Filipe Crawford, que se destaca como um dos maiores especialistas portugueses em commedia dell’arte, fez a tradução para português e encena e interpreta esta tragicomédia, que nos oferece uma verdadeira “aula de história de teatro”, sem deixar de nos interpelar sobre as condições em que trabalham os artistas, em Portugal, nos dias de hoje.
Para o TCSB estão agendadas duas sessões, nos dias 14 e 15 de Dezembro (sexta e sábado), às 21h30.
Preço: 6 e 10 Euros
Reserva: 239 718 238 / 966 302 488 / [email protected]
O Neo-Realismo, por Manuel Gusmão
Na tarde de 15 de Dezembro (Sábado, 16h00, com entrada livre), A Escola da Noite acolhe no Bar/Livraria do Teatro a apresentação em Coimbra do mais recente livro de Manuel Gusmão: “Neo-Realismo. Uma poética do testemunho. Alguns exercícios de releitura”, publicado pelas Edições “Avante!”.
A obra reúne um conjunto de ensaios sobre vários autores neo-realistas – Alves Redol, Soeiro Pereira Gomes, Manuel da Fonseca, Mário Dionísio, Carlos de Oliveira, Manuel Tiago, Urbano Tavares Rodrigues –, propondo alguns exercícios de releitura das suas obras, motivações e actualidade. A apresentação do livro é co-organizada pela editora e pelo Partido Comunista Português. Contará com a presença do autor e com a intervenção de António Pedro Pita, professor e investigador da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Manuel Gusmão é uma figura maior da literatura portuguesa, tanto enquanto poeta como enquanto ensaísta e crítico literário. Nascido em Évora em 1945, foi professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo desenvolvido parte substancial do seu trabalho académico em literatura portuguesa, literatura francesa e teoria da literatura. É ensaísta e crítico, poeta e tradutor de poesia. Venceu vários prémios, entre os quais o Prémio P.E.N. Clube Português de Poesia com a obra “A Terceira Mão” (2008) e de Ensaio, com a obra “Finisterra – o Trabalho do Fim: reCitar a Origem” (2009). A sua obra poética está maioritariamente coligida nos três volumes da antologia “Contra Todas as Evidências”, tendo publicado, já em 2018, o livro “A Foz em Delta”.
Flores de Livro nos “Sábados para a Infância”
Num dos Sábados mais ricos do ano, a manhã começa com a sessão de Dezembro de “Flores de Livro” – leitura de contos para a infância, pela animadora sócio-educativa Cláudia Sousa. A sua mala dos livros voltará a abrir-se, na roda de almofadas disposta no Bar/Livraria de Teatro, para uma hora de magia e descobertas em torno das histórias e das ilustrações feitas a pensar nos mais novos. Como habitualmente, os participantes podem requisitar gratuitamente alguns dos livros, levá-los consigo para casa e devolvê-los na sessão seguinte.
Trata-se da penúltima iniciativa do ano no âmbito dos “Sábados para a Infância” no TCSB. Uma semana depois, a 22 de Dezembro, Catarina Moura e Luís Pedro Madeira – o Taleguinho – apresentarão o concerto “Ficar a ver estrelas”, com músicas tradicionais de Natal que integram o cancioneiro galaico-português.
Receba a nossa newsletter
Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.