Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Julho 27, 2024

«Direitos para as pessoas, regras para as multinacionais»

Campanha europeia quer acabar com os “privilégios das multinacionais”

Na terça feira, 22 de Janeiro, a rede «STOP-TTIP»[1] e centenas de outras associações lançam em toda a Europa uma petição no âmbito da campanha  “Direitos para as pessoas, regras para as multinacionais – Vamos pôr fim ao ISDS!”.

A petição exige que a União Europeia e os estados-membros não celebrem quaisquer novos acordos de comércio e investimento que incluam mecanismos ISDS (Investor-state dispute settlement) ou similares e que devem ser renegociados ou cessar a vigência de todos os actuais acordos que incluem estes mecanismos. Adicionalmente, a petição exorta a União Europeia e os estados-membros a um envolvimento construtivo no Tratado que está a ser discutido no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas sobre empresas transnacionais e Direitos Humanos[2].

Em Portugal, nenhum investidor estrangeiro tinha recorrido a estes mecanismos de “justiça paralela” até recentemente. Em Novembro de 2016 existiu uma ameaça[3], e em Setembro de 2018, os accionistas da EDP anunciaram a sua intenção de avançar com um processo de arbitragem internacional contra Portugal[4]. Em disputa estão 285 milhões de euros, que o estado obrigou a EDP a pagar devido à utilização abusiva do actual sistema de Custos de Manutenção do Equilíbrio Contratual[5].

A TROCA – Plataforma por um Comércio Internacional Justo[6], coletivo português que integra a campanha europeia, sublinha que existem outros agentes da sociedade civil portuguesa que são críticos destes sistemas de “justiça paralela”, nomeadamente associações de juízes[7], outros magistrados ou juristas[7], associações ambientalistas[8], sindicatos[9], associações de defesa do consumidor[10], de combate à corrupção[11] e muitas outras associações e colectivos que integram a sociedade civil.

[1] PDF – ECI Partner List
[2] PDF – The EU and the corporate impunity nexus
[3] Artigo DN – ADO exige indemnização do Estado português de 42 milhões de euro
[4] PDF – Secretary of State for Energy’s decision on alleged CMEC over compensation
[5] Artigo TROCA – EDP versus Portugal
[6] Plataforma TROCA
[7] Docs Google – Posição dos Juízes e Magistrados sobre os mecanismos de resolução de litígios
[8] Artigo ZERO – Coragem Belga trava acordo de comércio livre entre a UE e o Canadá!
[9] Artigo CGTP – CETA ataca regime democrático e conquistas dos trabalhadores
[10] Artigo DECO – TTIP: acordo entre a Europa e os Estados Unidos levanta muitas dúvidas
[11] Transparência e Integridade


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -