Montalegre: “Gralhas – Minha Terra Minha Gente”
É apresentando na Segunda-feira, 28 de Dezembro, o livro “Gralhas – Minha Terra Minha Gente”, da autoria de Domingos Vaz Chaves. A apresentação está marcada para as 18h no Ecomuseu de Barroso – Espaço Padre Fontes.
Lagos: “Gente de Outros Tempos”
Até 30 de Dezembro, é ainda possível ver a 2ª edição da exposição “Gente de Outros Tempos”, no Centro Cultural de Lagos. Esta é uma mostra com XX personagens das quais se exibem os retractos e breves biografias, tendo como base o acervo da Fototeca Municipal e algumas colecções privadas.
Santarém: Exposição
Fátima Lobo, ribatejana que se define como autodidacta, apresenta “Itinerâncias”, exposição de pintura patente ao público na Sala de Leitura Bernardo Santareno, até dia 31 de Dezembro. De segunda a sexta-feira das 09h30 às 18h e sábados das 09h30 às 12h30.
Santiago do Cacém: Exposição
“Como Se Fosse Uma História” é uma exposição de ilustração da autoria de Solange Matos, patente ao público até 31 de Dezembro na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém.
Leiria: Exposição
Até 31 de Dezembro, pode ser visitada nos Paços Novos do Castelo de Leiria a exposição “Korrodi e O Restauro do Castelo de Leiria”, que mostra as propostas do arquitecto Ernesto Korrodi para o monumento. Patente todos os dias das 09h30 às 18h30.
Guimarães: Boas-vindas a 2016 com música
A 2 de Janeiro, pelas 22h, a Orquestra de Guimarães protagoniza um concerto de Ano Novo no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor. Sob a direcção do maestro Vítor Matos, o espectáculo será acompanhado por momentos de dança pela Academia de Bailado de Guimarães.
Anadia: Diversão para os mais novos
Os mais pequenos, e também os mais graúdos, têm até dia 3 de Janeiro para aproveitar a pista de gelo na Praça da Juventude. Depois do sucesso de 2014, este ano, a pista está de regresso e trouxe consigo “pinguins” e “bananas” para ajudar os mais novos a não cair.
Porto: Circo no Coliseu
Também até 3 de Janeiro, é possível ver a caravana do circo no Coliseu do Porto, em mais uma edição do Circo de Natal. Sem animais, este circo enche-se de alegria com os palhaços e magia das trupes de acrobatas. Os espectáculos têm hora marcada para as 15h e uma duração de duas horas com intervalo. Os preços variam entre os 90€ e os 7€.
Viseu: Cinco horas de Janeiras
Como é já tradição, o dia 3 de Janeiro, no Mercado 2 de Maio, ficará marcado por um concerto de 25 grupos musicais, entre tunas e cantares tradicionais de Viseu, que entoarão as Janeiras ao longo de cinco horas, sem pausas. O concerto de boas-vindas ao Ano Novo acontece a partir das 15h e a entrada é gratuita.
Amares: Concerto de Ano Novo
O Mosteiro de Santa Maria de Bouro recebe, a 3 de Janeiro, pelas 17h30, um concerto especial de Ano Novo pela Banda Filarmónica de Santa Maria de Bouro. A entrada é gratuita.
Odivelas: Exposição
O Centro de Exposições de Odivelas apresenta “Património, Conhecer Para Proteger”, até 10 de Janeiro de 2016, de terça a domingo das 10h às 23h.
Manteigas: A história e actividade dos lanifícios em exposição
Até 15 de Janeiro, a Sala de Exposições de Manteigas apresenta ao público a exposição “A Magia do Xadrez nos Lanifícios: os tartãs escoceses”, uma mostra organizada pelo Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior com o apoio de empresas e pessoas que facultaram as peças em exposição. Distribuída por cinco temas, a iniciativa pretende divulgar os recursos têxteis desta zona da Serra da Estrela.
Almada: Exposição
O Museu da Cidade, na Cova da Piedade, apresenta a exposição “Papel de Natal”, baseada no filme homónimo de José Miguel Ribeiro que combina marionetas de papel e imagem real para representar uma história acerca do ciclo de vida do papel e a importância da reciclagem. A exposição pode ser visitada até 29 de Janeiro de 2016.
Cascais: Paula Rego em exposição
A Casa das Histórias Paula Rego apresenta “Caçadora Furtiva”, mostra de uma centena de pinturas, gravuras e desenhos da pintora portuguesa radicada em Londres, que começaram a ser criadas nos anos de 1990. Neste conjunto inclui-se uma obra até agora nunca exposta em Portugal, “A Artista no Seu Atelier”. Patente ao público até 24 de Abril de 2016.
Leiria: Exposição
“Res Extensa ou Corpo Máquina” é a exposição de Mário Cabrita Gil, patente no Mimo – Museu da Imagem em Movimento de Leiria. Até dia 30 de Abril de 2016, o público poderá ver as 36 fotografias do artista subordinadas ao tema do acto médico enquanto acto artístico, numa nova visão da relação do homem com a ciência.
Santiago do Cacém: Exposição
“Dois Artistas, Dois Mundos” é a exposição patente ao público de joalharia, escultura e pintura no Museu Municipal de Santiago do Cacém. Conta com as obras de Charles Hejnal e Peggy Bergaesler-Rottler. Até 31 de Janeiro de 2016.