Quinzenal
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Dezembro 22, 2024

Wynton Marsalis | Na cidade berço do jazz

José Alberto Pereira
José Alberto Pereira
Professor Universitário, Formador Consultor e Mestre em Gestão

1961 foi tudo menos um ano normal. O muro de Berlim foi construído, John Kennedy e Fidel Castro chegaram ao poder, Yuri Gagarin foi o primeiro homem no espaço e os Beatles deram o seu primeiro concerto no Cavern.

Foi inaugurado o aeroporto de Orly, em Luanda começou a Guerra Colonial e em Israel Adolf Eichmann foi condenado e executado. Nos Estados Unidos estrearam “West Side Story” e “Breakfast at Tiffany’s”, enquanto 10 explosões atómicas eram efetuadas no deserto do Nevada. Em 1961 morreram Ernest Hemingway, Carl Jung e Stuart Carvalhais e nasceram Barack Obama, George Clooney e Wynton Marsalis.

1978: Maestro de Jazz Wynton Marsalis vai para New York City para frequentar The Juilliard School. (Patrick Downs)

Wynton Learson Marsalis é um trompetista americano, compositor, professor e diretor musical da Lincoln Center Jazz Orchestra. Tem sido um importante divulgador de música jazz e clássica, sobretudo para públicos mais jovens. Na sua carreira já recebeu nove Grammys, sendo o único músico que recebeu um Grammy para jazz e outros para clássica no mesmo ano. O seu tema “Blood on the Fields” foi a primeira composição de jazz a ganhar um Prémio Pulitzer de Música. Wynton é filho do pianista de jazz Ellis Marsalis Jr, neto do empresário Ellis Marsalis Sr e irmão do saxofonista Branford Marsalis, do trombonista Delfeayo Marsalis e do baterista Jason Marsalis.

Marsalis nasceu em New Orleans, Louisiana, tendo crescido na cidade vizinha de Kenner. É o segundo dos 6 filhos de Delores Ferdinand e Ellis Marsalis Jr, pianista e professor de música. O seu padrinho foi o pianista de jazz Wynton Kelly. Quando tinha 6 anos, o seu pai estava reunido com os trompetistas Al Hirt, Miles Davis e Clark Terry e sugeriu brincando que poderia ensinar Wynton para ser trompetista. Pouco tempo depois, Al Hirt ofereceu a Wynton o seu primeiro trompete. Apesar de ter um trompete desde muito cedo, até aos 12 anos Wynton não foi propriamente um aluno aplicado. Mas a partir desta idade frequentou a Benjamin Franklin High School e o New Orleans Center for Creative Arts, estudando música clássica na escola e jazz em casa com o pai.

1986: Wynton Marsalis eHerbie Hancock tocando juntos no Nimes Jazz Festival em França. (Claude Vesco)

Começou por tocar em bandas funk, principalmente na banda liderada pelo jazz singer Danny Barker, com quem se estreou ao vivo. Apresentou-se também em público com a New Orleans Civic Orchestra, sendo o único músico negro desta formação. Aos 14 anos venceu um concurso de música e participou num concerto de trompete com a New Orleans Philharmonic, executando uma peça de Joseph Haydn. Dois anos depois voltou a brilhar com a mesma orquestra, tocando o Concerto de Brandenburgo No. 2 em Fá Maior, de Bach. Aos 17 anos, foi o músico mais jovem alguma vez admitido no Tanglewood Music Center, uma conceituada academia de verão para a descoberta de novos talentos musicais. O seu caminho estava traçado.

Vídeos


Por opção do autor, este artigo respeita o AO90


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -