Nos últimos 15 anos Wynton tem efetuado em média 120 espetáculos por ano.
Com o poder de sua musicalidade superior, o som contagiante das suas formações e uma ampla série de performances e workshops, reacendeu o interesse pelo jazz em todo o mundo e inspirou um renascimento que atraiu uma nova geração de jovens talentos para jazz. Um olhar sobre os músicos de jazz mais ilustres que emergiram nas décadas seguintes revela a eficácia do seu trabalho e inclui, entre outros, James Carter, Christian McBride, Roy Hargrove, Marcus Roberts, Gordon Wycliffe, Harry Connick Jr, Nicholas Payton, Eric Reed e Eric Lewis.
Sempre com swing, Wynton toca o seu trompete com tom claro, profunda emoção e um estilo único e virtuoso, que derivam da sua apurada técnica. A sua atitude e filosofia de vida baseiam-se nos princípios do jazz, promovendo a criatividade individual (improvisação), a cooperação coletiva (swing), a gratidão e as boas maneiras (sofisticação), enfrentando as adversidades com um otimismo persistente (como nos blues). Com genuíno humanismo e trabalho abnegado tem vindo a elevar a qualidade do envolvimento humano para indivíduos, redes sociais e instituições culturais em todo o mundo.
Compositor profícuo, superior executante, reputado académico e escritor, Wynton tem gerado parcerias em todas as geografias e em qualquer meio de comunicação, sempre pugnando pela divulgação e educação musical. Aos palcos e salas de aulas juntou a rádio e a televisão, à América juntou África, a Europa e a Ásia, sempre norteado pelos seus valores éticos e humanistas. Aos 9 Grammys juntou um Pulitzer e um elevado número de outros prémios. Foi ainda reconhecido em Espanha, em Inglaterra, na Holanda e em França, onde é cavaleiro da Legião de Honra.
No entanto, talvez a dimensão mais extraordinária de Wynton não seja o que tem feito, mas o seu caráter. É a parte menos conhecida deste homem, que encontra infinitas maneiras de se dar aos outros. É a pessoa que esperou uma hora por um lugar de estacionamento depois de um concerto em Baltimore, esperando que um único aluno chegasse para uma aula de trompete. É o cidadão que financia pessoalmente bolsas de estudo para estudantes e cobre despesas médicas de pessoas necessitadas. Logo a seguir ao furacão Katrina, Wynton organizou o Higher Ground Hurricane Relief Concert e conseguiu mais de 3 milhões de dólares para entregar a músicos e organizações culturais afetadas pelo furacão. Wynton doa o seu tempo e dinheiro a organizações sem fins lucrativos um pouco por todo os Estados Unidos, para apoiar as muitas necessidades sociais e cultural das populações. É o seu compromisso com a melhoria das condições de vida de todas as pessoas que retrata o melhor de seu caráter e a sua humanidade.
Nascido na cidade-mãe do jazz, filho de músico numa família de músicos, afilhado de Wynton Kelly e privando desde muito novo com monstros consagrados do jazz, Wynton Marsalis só podia ser o que é. Reconhecido virtuoso desde muito novo, trabalhador incansável com uma sólida formação humana e musical, criativo compositor e parceiro ativo em inúmeras causas, Wynton é uma referência para jovens músicos de todo o mundo. Trabalhador incansável, socialmente preocupado e politicamente identificado com a democracia, Wynton oferece o seu tempo e o seu talento a inúmeras organizações que encontram na solidariedade humana o seu propósito. Como ele próprio se define, “a melhor maneira de ser, é fazer”.
Vídeos
Fotos de Academuy of Achievement: Wynton Marsalis
Por opção do autor, este artigo respeita o AO90