Situado em Sintra «que é, talvez, a mais bela vila do mundo inteiro»…
… no dizer do romântico Lord Byron, pôde a natureza conferir-lhe um local muito aprazível e ao mesmo tempo permitindo-lhe usufruir duma auréola de templo sagrado. Local múltiplo de encantamentos diferenciados e em que, no âmbito da História de Arte, possibilita abordagens de variado teor, como seja:
o revivalismo romântico, tal é a riqueza e a mistura de estilos utilizados (…) como a epopeia arquitectónica e artística do Manuelino; a geometria transcendente do Gótico; a misteriosa e aparente simplicidade do Românico; o vegetalismo sincrético da Renascença».
Este monumento destaca-se pela sua recuperação de um passado tão glorioso, que nos leva à epopeia dos Descobrimentos e a uma colagem ancestral, tão radicada no imaginário português, através duma descritiva arquitectónica assinalada com a importância dos cordames, das esferas armilares e dos colunelos torsos, que nos sugerem os idos da magnificência da portugalidade manuelina. Há neste palácio uma aura de criatividade e uma nova iconografia que faz a transição do século XIX, com as suas figuras antropomórficas de uma certa tradição mitológica nacional.
Quinta da Regaleira
Informação adicional
O Palácio da Regaleira é o edifício principal e o nome mais comum do palácio da Quinta da Regaleira
Início da construção: 1900
Inauguração: 1912
Estilos arquitectónicos: Neogótico, Estilo neomanuelino
Arquitecto: Luigi Manini