Conforme anunciámos decorreu no passado dia 27 de Fevereiro em Lisboa a sessão de apresentação do livro As Secções Nacionais Portuguesas do Instituto Internacional de Ciências Administrativas (1908-2012), da autoria do nosso colunista Nuno Ivo Gonçalves.
O autor foi apresentado pela Professora Doutora Teresa Sousa de Almeida, que focou o seu papel na construção de estruturas associativas de professores do ensino superior, e pelo Dr. Eugénio Carvalho Barata, economista (intervenção lida pelo responsável da Editora, Dr. António de Arriaga), que num ângulo completamente diferente se referiu à sua acção como dirigente no domínio da gestão dos Investimentos do Plano do Orçamento do Estado (com introdução de uma programação plurianual) e do Orçamento do Ministério dos Negócios Estrangeiros, cujos serviços de administração financeira não mais necessitaram de voltar a ser confiados a diplomatas.
Estiveram também presentes outras personalidades que conheceram o autor da sua passagem pelos Gabinetes de dois Secretários de Estado dos Assuntos Fiscais, incluindo um destes (Carlos Lobo, Professor da Faculdade de Direito e ex-vice-Reitor da Universidade de Lisboa) e do Gabinete do Ministro António de Sousa Franco, aliás um dos membros do Instituto Português de Ciências Administrativas tratado no livro.
Subvertendo um pouco o formato tradicional das sessões de lançamento, Nuno Ivo Gonçalves referiu-se às dificuldades de investigação no domínio da história da Administração Pública portuguesa no século XX, tendo em conta a obliteração de memórias e o extravio de documentação e até de arquivos inteiros a que se vem assistindo.
Na discussão suscitada intervieram também, entre outros, a Professora Doutora Magda Pinheiro, que recentemente deu a sua última aula no ISCTE-IUL, o Dr. Miguel de Barros Caetano, que tem acompanhado por parte da família a utilização do Arquivo Marcello Caetano constituído no ANTT e o Dr. José de Sousa Mendes, director de serviços do Secretariado Técnico da Presidência do Conselho criado em 1962, representante deste no célebre Grupo de Trabalho nº 14 – Reforma Administrativa que funcionou a partir de 1965, Director de Serviços no Secretariado da Reforma Administrativa criado em finais de 1967, e membro da primeira Direcção do Instituto Português de Ciências Administrativas.
Autor das fotografias: Fernando Corrêa dos Santos