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Domingo, Dezembro 22, 2024

Bannon oferece à extrema-direita espanhola o pacote de manipulação usado no Brasil

Com pouca representação no parlamento, o partido Vox, liderado por Santiago Abascal, tem crescido de forma monumental nas redes sociais da Espanha, virando de cabeça para baixo a campanha eleitoral de 28 de abril.

Com pouca representação no parlamento, o partido Vox tem crescido de forma monumental e desproporcional para seu tamanho nas redes sociais da Espanha, virando de cabeça para baixo a campanha eleitoral de 28 de abril e a tática de comunicação dos demais partidos, como PSOE e o Partido Popular, que já ficaram para trás em número de menções no Twitter e visualizações no Instagram, por exemplo.

Mas o crescimento não é espontâneo. Por trás da estratégia do Vox, estão novamente as táticas de Steve Bannon, que já influenciou a eleição de Jair Bolsonaro no Brasil e Donald Trump nos Estados Unidos. O referendo sobre o Brexit, na Inglaterra, foi o pontapé inicial dessa estratégica agressiva, baseada em informações pessoais dos usuários e divulgação de fake news.

Ele nos ofereceu seu aparato tecnológico para nos movimentarmos nas redes sociais com as mensagens adequadas, testar ideias e fazer uma campanha eleitoral ao estilo americano”.

(Relatou Rafael Bardají ao El País)

O professor de Linguística na Universidade da Califórnia em Berkeley e autor de Don’t Think of an Elephant (“não pense em um elefante”), George Lakoff, explicou certa vez no Twitter o uso de Trump no Twitter. “Trump usa as redes sociais para controlar o ciclo da informação”, dizia.

Em janeiro do ano passado, Lakoff detalhou as quatro estratégias de Trump no Twitter: o enquadramento preventivo (ser o primeiro a enquadrar uma ideia), a distração (desviar a atenção dos assuntos reais), mudar de assunto (atacar o mensageiro) e o balão de ensaio (testar a reação pública).

No caso do Vox, o partido ataca o feminismo e o apresenta como supremacista. Numa linha similar, também fala da “ditadura progressista”. “O objetivo do Vox não é ganhar o debate, e sim determiná-lo”, diz Edgar Rovira, cientista político especializado em comunicação pública. Ele acrescenta que o Vox se beneficia do fato de as redes sociais premiarem as interações com visibilidade, mesmo que estas sejam negativas.


Texto em português do Brasil

Exclusivo Editorial Brasil247 / Tornado


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