Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Novembro 24, 2024

Argel à beira do Apocalipse

José Mateus
José Mateus
Analista e conferencista de Geo-estratégia e Inteligência Económica

Se Gérard de Villiers, “homem mais bem informado do mundo”, ainda fosse vivo, teríamos tido um dos seus inumeráveis romances (tenho cerca de duzentos dos que ele publicou…), publicado em Novembro passado, sobre o actual “Apocalipse em Argel”, protagonizado, claro, pelo inevitável príncipe Malko. 

Depois de ter bem aviado meia-dúzia de argelinas (na cama ou em qualquer outro lado) e ter despachado uma boa dúzia de mauzões para o cemitério, Malko teria resolvido as coisas e garantido a derrota de quem as boas fontes e o nariz de Villiers antecipavam que seria derrotado. 

Mas como “o homem mais bem informado do mundo” (ou “The Spy Novelist Who Knows Too Much”) deixou este mundo a 31 de Outubro 2013, os acontecimentos da Argélia parecem ter apanhado toda a gente distraída e a olhar para o lado… 

Em Lisboa, então, parece que ainda ninguém se apercebeu que a Argélia não é um país distante mas uma explosiva realidade mesmo à nossa porta. Não será pior se alguém (com as necessárias competências) começar a dedicar umas horas ao assunto… 

Em 24 de Agosto do ano passado, publicámos aqui um alerta para o que se preparava neste Estado do Magrebe (segunda potência militar de África, depois do Egipto, e quarta potência económica) com o título bem explícito de Argélia em risco de mergulhar no caos

A Bandeira berbére sai da clandestinidade…


Exclusivo Tornado / IntelNomics


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -