Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Julho 17, 2024

Para lá do Planeamento Estratégico

Nélson Abreu, em Los Angeles
Nélson Abreu, em Los Angeles
Engenheiro electrotécnico e educador sobre ciência e consciência. Descendente de Goa, nasceu em Portugal, e reside em Los Angeles.

Muitas organizações desenvolvem planos estratégicos baseados em metas de melhoria. No entanto, a mera melhoria contínua – por mais importante que seja – raramente produz uma verdadeira vantagem competitiva. Definir metas sem compromisso e responsabilidade é comum, levando a parar no planeamento com uma execução muito limitada.

Versão PortuguesaEnglish Version

Para lá do Planeamento Estratégico

Muitas organizações desenvolvem planos estratégicos baseados em metas de melhoria. No entanto, a mera melhoria contínua – por mais importante que seja – raramente produz uma verdadeira vantagem competitiva. Definir metas sem compromisso e responsabilidade é comum, levando a parar no planeamento com uma execução muito limitada.

 

Posicionamento estratégico efectivo cria vantagem competitiva. Deve envolver a criação de uma proposta única e valiosa. Isso significa que a empresa traz algo original e desejável para o mercado que produz valor económico líquido (lucrativo). Uma empresa deve ter uma visão e missão social, mas também deve se sustentar. Para estabelecer uma vantagem competitiva sustentável, uma empresa deve executar actividades diferentes das outras ou realizar actividades semelhantes de maneiras diferentes.

 

A estratégia define uma maneira de competir que oferece valor único em um conjunto específico de usos ou para um conjunto específico de clientes. Isso também significa que você não pode ser tudo para todas as pessoas. Já ouvi dizer que muito da estratégia é dizer “não”. Em outras palavras, fazer concessões e decidir o que não seguir, que recursos ou projectos deixar cair, que oportunidades abrir: essa é uma das mais aspectos importantes da estratégia, uma vez que sempre há recursos limitados e nem tudo é relevante para a continuidade e o alinhamento estratégicos.

 

Criar um ajuste entre as actividades permite sinergia de esforços e alinhamento com uma direcção de longo prazo e uma coerência com uma visão motivadora. Cria um sistema de reforço mútuo que torna a empresa mais resiliente, eficaz e mais difícil de replicar.

 

Beyond Strategic Planning

Many organizations develop strategic plans based on improvement goals. However, mere continual improvement – as important as it is – rarely yields true competitive advantage. Stating goals without commitment and accountability is common, leading to stopping at planning with very limited execution.

 

Effective strategic positioning creates competitive advantage. It must involve the creation of a unique and valuable proposition. This means the enterprise brings something original and desirable to the market that produces net economic value (profitable). A company should have a social vision and mission, but it must also sustain itself. To establish a sustainable competitive advantage, a company must perform different activities than others or perform similar activities in different ways.

 

Strategy defines a way of competing that delivers unique value in a particular set of uses or for a particular set of customers. This also means you can’t be all things for all people. I have heard it said before that much of strategy is about saying “no.” In other words, making trade-offs and deciding what not to pursue, what features or projects to drop, what opportunities to forego: this is one of the most important aspects of strategy since there are always limited resources and not everything is relevant for strategic continuity and alignment.

 

Creating a fit between activities allows for synergy of efforts and alignment with a long-term direction and a coherence with a motivating vision. It creates a system of mutual reinforcement that makes the company more resilient, effective and harder to replicate.

 


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -