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Sábado, Dezembro 21, 2024

A solução criativa de problemas ou processo de inovação

Nélson Abreu, em Los Angeles
Nélson Abreu, em Los Angeles
Engenheiro electrotécnico e educador sobre ciência e consciência. Descendente de Goa, nasceu em Portugal, e reside em Los Angeles.

A inovação pode ser analisada em etapas.

Aceitação

Em primeiro lugar, somos solicitados a inovar por um cliente, pelo nosso supervisor ou pela nossa imaginação. Em vez de receber um desafio específico a ser enfrentado, podemos ter espaço para identificar possíveis temas de problema-oportunidade. É interessante encontrar áreas de interesse individual, encontrar áreas comuns com os membros da equipe e depois levar a novas ideias com base nas iniciais. Espero, rapidamente, convergir para um tema geral que todos nós achamos promissor.

Análise

Podemos então mergulhar fundo e confirmar nossas suspeitas de que identificamos algo novo. Podemos descobrir que nossa ideia não é inteiramente nova, mas, ao contrário, poderíamos encontrar um ângulo, uma abordagem ou uma aplicação particular que é original e promissora: ela pode abordar uma lacuna, um nicho, um ponto doloroso ou, pelo menos, um desejo.

Esta é uma importante missão de descoberta de fatos sobre o problema e as tecnologias ou soluções disponíveis. Estaremos equipados com conhecimento sobre o espaço do problema, quem fez o que no passado e que tipos de oportunidades existem.

Definição

Agora, podemos definir o problema que desejamos resolver. É importante declará-lo de maneira clara, sucinta e de uma maneira que possa ser facilmente compreendida. Enquadrá-lo como uma pergunta “como poderíamos” é uma técnica poderosa. É provável que ainda haja espaço para definir exactamente como e para quem. É provável que analisemos a análise para possíveis públicos-alvo e reduzamos quem pode ser o público-alvo.

Idealização

Aplicamos disciplina para adiar a criação de soluções até este estágio. Agora, armados com notas adesivas digitais ou físicas, chegamos a várias necessidades do usuário (brainstorming). Então, em torno deles, criamos tecnologia e métodos para atender a essas necessidades. Somos capazes de agrupar os requisitos e recursos potenciais. Identificamos as principais formas de fornecer uma solução.

Selecção

Podemos fazer uma selecção preliminar de várias opções. O processo é iterativo e as lições de testes e testes podem levar a um novo design.

Implementação

Eu apoio um processo paralelo de testar os principais conceitos e prototipá-los simultaneamente, obtendo feedback dos utilizadores e colocando as ideias à prova para selecção final. Podemos olhar para várias opções, enquanto nos concentramos na implementação de uma.

Podemos perguntar aos possíveis utilizadores sobre as várias opções e pedir-lhes para sugerir melhorias e compartilhar preocupações. Alimentamos toda essa informação de volta ao design e descobrimos que toda uma gama de produtos seria ideal para o longo prazo. Então, pode se tornar uma questão de seleccionar um primeiro produto, imaginado como parte de um intervalo.

Também continuamos obtendo feedback de aplicativos para outros tipos de usuários e novos recursos, novamente apontando para desenvolvimentos futuros. É provável que decidamos exercer contenção e manter um produto minimamente amável: apenas o suficiente para ser comercialmente viável, desejável e tecnicamente exequível.

Avaliação

Este é o ponto em que podemos olhar para trás, para a nossa definição de problema e ver se permanecemos fiéis à nossa definição de problema. Também é importante ser sincero sobre o nosso nível de originalidade: contribuímos com algo novo para o espaço de solução de problemas? Finalmente, podemos obter feedback de especialistas do setor, colegas, grupos de usuários, pesquisas, entrevistas e potenciais investidores. Essas conversas ajudarão uma solução a ser bem-sucedida: comercialmente, tecnicamente e centrada no usuário.

Feedback / Iterar / Planear

Esse processo é interactivo e também pode ser um gerador do próximo projecto, bem como valiosas lições aprendidas sobre o processo geral de solução criativa e colaborativa de problemas.

É importante passar pelo processo rapidamente sem ficar preso por muito tempo em qualquer etapa. Os sprints de design geralmente duram menos de uma semana ou podem ser uma série de sessões semanais. No entanto, é importante seguir em frente e “falhar rápido, falhar com frequência” e chegar a um projecto bem-sucedido – ou descobrir que é melhor seguir com outro projecto.


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