“Camaleão” festeja hoje 69.º aniversário com novo disco
David Bowie (David Robert Jones) é um nome incontornável da música popular. Verdadeiro “Camaleão do Rock”, David Bowie tem conseguido manter-se sempre à tona com sucesso, num percurso artístico multi-facetado, inspirado, raro. Nascido em Londres, a 8 de Janeiro de 1947, o Sr. Bowie festeja hoje 69 anos. Um aniversário, que a exemplo de outros do autor/cantor, é comemorado com estilo, pois a data coincide com a edição de mais um álbum do artista – “Blackstar” – o 25º da discografia de David Bowie.
O início da carreira de David Bowie (então Davy Jones) foi difícil, pois o seu primeiro single “Love You Till Tuesday”, editado em Setembro de 1967, foi um verdadeiro “flop”. Seria preciso esperar até 1969 para o jovem Bowie conhecer o seu primeiro sucesso, com a edição da notável canção “Space Oddity”. Depois iria editar dois álbuns marcantes na sua carreira: “The Man Who Sold the World” (1970) e “Hunky Dory” (1971). Em 1972, em pleno período do “Glam Rock”, o “Camaleão” veste então a pele de Ziggy Stardust, uma personagem extravagante e andrógino, lançando esse extraordinário álbum que é “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars”.
Capaz de se reinventar permanentemente, criando personagens cénicas e sonoridades diferentes, muitas delas precursoras do que iria depois invadir a cena musical David Bowie é um artista único que deixou uma marca profunda na melhor música que se fez no último meio-século. De entre os seus muitos LPs, salientam-se pela sua extraordinária qualidade e influência: “Pin Ups” (1973), “Diamond Dogs” (1974), “Station to Station” (1976), “Low” (1977), “Scary Monsters (and Super Creeps)” (1980), “Let’s Dance” (1983), entre outros. Em 2015, precisamente há um ano, David Bowie assinalou o seu aniversário com a edição do álbum “The Next Day”. Agora, a comemorar 69 anos de vida, o cantor lançou hoje mais um álbum – “Blackstar” –, uma obra madura de um músico que desde há muito não é mais a “rock star” idolatrada por “teenagers”, mas sim um músico preocupado em explorar novos caminhos sonoros, neste caso do jazz e free-jazz.
Aliás, ao longo da carreira, tornou-se habitual Bowie trazer para a ribalta novas obras e espectáculos no dia do seu aniversário. Famoso ficou o seu 50º aniversário, festejado em cima do palco, com um notável conjunto de convidados.
[…] Happy Birthday Mr. Bowie […]
[…] Happy Birthday Mr. Bowie […]