Nos dias de hoje para criar um negócio de sucesso, não basta ter um boa loja, ter um bom produto, ter stock dos artigos, ter promoções, ter colaboradores motivados, se não temos o mais importante….. Clientes.
A sustentabilidade de uma empresa constrói-se com uma base de clientes saudável.
Em primeiro lugar os clientes não vão comprar os seus produtos/serviços, se não souberem que eles existem. Investir no conhecimento da sua marca torna-se assim numa atividade de extrema importância. Em segundo lugar esse conhecimento terá de levar o cliente à aquisição, que por sua vez aumentará a sua base de dados e lhe ajudará a crescer. Por fim, mas não menos importante temos a retenção, o objetivo de qualquer empresa é reter os clientes pelo maior tempo possível e assim conseguir vendas repetidas.
As pessoas não compram um produto/serviço que não conhecem, geralmente compram o que lhes é mais familiar. Muitas vezes os consumidores fazem escolhas só porque estão mais familiarizados com um produto/serviço do que outro. Neste sentido torna-se essencial que a comunicação seja eficaz e que consiga levar o consumidor a comprar. De seguida importa definir estratégias de retenção e fidelização de clientes que seja eficaz, pois só desta forma a empresa conseguirá crescer de forma sustentável.
Quando uma empresa está disposta a ouvir os seus clientes quer seja uma sugestão ou uma reclamação, fazer uma troca de produto, ela está a evitar que o cliente procure produtos da concorrência e até em alguns casos poderá converter reclamações em novas vendas.
Manter um bom relacionamento com os clientes é muito importante, além de melhorar a imagem da empresa, ajuda a definir melhor a estratégia de marketing, ajuda a comunicar mais eficazmente com o cliente e sobretudo o bom relacionamento com o cliente irá ajudar a empresa a obter melhores resultados, mais vendas e por sua vez mais lucro.
Por opção do autor, este artigo respeita o AO90