Já imaginou um barco em alto mar a navegar sem bússola? É o mesmo que acontece a quem inicia um negócio sem ter definido um Modelo de Negócio.
Segundo Alexander Ostewalder autor do livro “Criar Modelos de Negócio”:
Um modelo de negócio descreve a lógica de como uma organização cria, proporciona e obtém valor.”
Qualquer que seja a dimensão do negócio é de importância máxima que o mesmo esteja assente num modelo de negócio, este é a bússola que o vai orientar no sucesso do seu negócio.
O Business Model Canvas foi criado pelo Suiço Alexander Ostewalder, fruto da sua tese de doutoramento que teve a contribuição de mais de duzentos consultores e empresários de todo o mundo.
Há quem defina o Business Model Canvas como um simples mapa, mas o que é certo é que cada vez mais popular entre o mundo dos empreendedores e não só pois este permite visualização do negócio em uma única página.
A visualização do Business Model Canvas é feita através de um quadro que por sua vez está dividido em quatro áreas que são consideradas as fundamentais de um negócio, Clientes (Quem?), a nossa Proposta de Valor (O Quê?), as Infraestruturas (Como?) e a Viabilidade Financeira (Quanto?).
Isso significa que não é mais necessário percorrer um documento cheio de texto e alguns números, passando página por página para compreender as diferentes estratégias definidas.
O Business Model Canvas é atualmente uma das metodologias mais utilizadas para quem quer testar uma ideia de negócio, mas não só, também serve para as empresas já existentes que queiram inovar, pois permite-lhes pensar sobre o modelo de negócio tanto o da própria empresa como dos seus concorrentes.
É comum que durante o processo da construção do Business Model Canvas sejam feitos vários ajustes e mudanças, o que não é de modo algum problema para o uso desta ferramenta, pois o aconselhável será usar post-its coloridos que poderão ser alterados quantas vezes quiser.
É esta facilidade e prontidão que permite que novos negócios sejam analisados mais rapidamente e em várias versões diferentes.
Por opção do autor, este artigo respeita o AO90