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Sexta-feira, Novembro 1, 2024

A lógica do imprevisto

Yvette Centeno
Yvette Centeno
Licenciou-se em Filologia Germânica, e e doutorou-se com uma tese sobre A alquimia no Fausto de Goethe. É desde 1983 Professora Catedrática da Universidade Nova de Lisboa, onde fundou o Gabinete de Estudos de Simbologia, actualmente integrado no Centro de Estudos do Imaginário Literário.

É por via da “representação” que o pintor discute o seu conceito de arte e de criação artística.

Neste pequeno filme do Museu Magritte temos uma espécie de resumo do seu imaginário: libertos da atracção da gravidade (em sentido formal e em sentido metafórico) os seus objectos, que não são o que dizem ser, o cachimbo não é um cachimbo, o chapéu não é um chapéu e ele mesmo não é ele mesmo (é um duplo de representação) – os seus objectos tomam balanço e voam, dançam no espaço, flutuam… como se nos quisessem dar a ver uma outra realidade, tal como no seu auto-retrato se dá a ver não o homem real mas um seu alter-ego, um entre os muitos possíveis.

A questão que a sua pintura,  e a “leitura” deste filme nos colocam é afinal bem simples: a do mundo do possível, num imaginário liberto, não apenas da “gravidade” mas da realidade em si mesma.

É por via da “representação” que o pintor discute o seu conceito de arte e de criação artística.

Nada é real, mas tudo é possível, no mundo da representação.


Nota do editor

Mais sobre René Magritte. O mágico das imagens enigmáticas:


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