Diário
Director

Independente
João de Sousa

Terça-feira, Julho 16, 2024

A Quinta

Beatriz Lamas Oliveira
Beatriz Lamas Oliveira
Médica Especialista em Saúde Publica e Medicina Tropical. Editora na "Escrivaninha". Autora e ilustradora.

A cozinha.

Ampla, uma grande janela de vidros enquadrados por madeira pintada de vermelho frente à porta que vai, à direita  para o varandão onde se almoça nos dias quentes e à esquerda, seguindo o patamar de granito que em vários lanços dá acesso ao pátio com o tanque de lavar roupa. A entrada de serviço.

A segunda porta enfia-nos corredor adiante, o corredor que dá para muitos quartos.

A cozinha tem cheiros que vão desde a marmelada e a geleia, tigelas e boiões engalanados, até ao rescender dos assados feitos no forno do fogão a lenha, ou à a broa de milho assente em folha de couve a sair do forno do pão. O belo forno que depois se viu abandonado à triste sorte de local para esconder trastes de cozinha, sem préstimo nem data. A portinhola de ferro tudo escondia por detrás.

Numa poltrona já muito gasta imperava a Ama Helena. Quando ela se levantava, o corpo de pluma deixava  engastado o seu formato no veludo envelhecido. A Ama Helena usava lenço na cabeça como tinha sido a tradição em Avintes, de onde viera para a cidade, para amamentar a menina da casa.

Já essa menina tinha filhos e era avó, ainda a Ama mantinha o lenço atado ao queixo do que agora parecia uma cabeça de passarinho depenado, embora o rolo de fios brancos e compridos ainda fossem bastantes para formar um nó que prendia com uma travessa de cada lado.

A Ama era a alma da cozinha. Ensinara as outras raparigas a cozinhar pratos delicados de que o “timbale” de galinha era um dos mais afamados. Havia muita gente na casa. Cada um pretendia que o seu prato favorito era o mais refinado. Os ovos verdes, barrigas de freira,  pudim de bacalhau a que o Avô Vidal chamava de “betume de bacalhau”,  peixinhos da horta,  arroz de cabidela,  rolo de carne,  croquetes, rissóis , pasteis de bacalhau e  pataniscas do mesmo, tudo isso permanece em cheiros e sonhos que por vezes chegam, quer numa esquina de uma taberna sombria a servir copos de tinto com um petisco acabado de fritar, quer na sala de jantar de um velho hotel de charme na Rue de Vaugirard.

Ao lado da poltrona, a caixa de costura tinha um variado leque de bric a brac que incluía coleções de botões, fitas e atilhos, cordel enrolado, agulhas de pontear as meias e o famoso ovo de madeira que as crianças tentavam roubar. A Tizinha pedia à Ama:

_ Ensina-me a pontear!

_Tu vais mas é estragar linhas e vai ficar tudo mal amanhado.

_ Então dá-me uma meia mesmo velha para eu poder ensaiar pontos miudinhos.

_ Vá lá. Aqui está uma meia com um buraco para o dedo grande do pé se poder rir à gargalhada.

_ Os meus dedos dos pés nunca se riem, Helena!

_ Tu é que não os ouves, estás a dormir. Mas eu, que estou a dormir na cama ao lado da tua, bem lhes oiço as gargalhadas.

A Tizinha pasmava com o atrevimento dos seus dedos dos pés que assim a denunciavam sem ela ser tida nem achada.

_ Ama Helena: tenho fome, quero lanchar!

_ Pão com marmelada?

_ E se fosse antes aquele pão redondo a que tu tiras a tampa e pões dentro o ovo estrelado?

_ Ai, ai, ai! Então vou agora sujar uma frigideira depois da louça do almoço já toda arrumada? Dás-me cabo do juízo com esses desejos despropositados.

Mas a Tizinha sabia que a Ama se iria levantar, pegar na frigideira pequena, que até parecia de brincar, e havia de fritar o ovo que acabaria por encher a “vianinha” recheada.

_ Agora vê se lá se sujas o bibe com a gema de ovo! Isso deixa nódoas difíceis de tirar e a tua avó logo descobre que andamos a fazer “estravaganzas” pela tarde.

A menina comia com muito jeito e compenetrada do segredo que ambas guardavam.

Desde o dia em que a Ama salvara todos os pintainhos de uma ninhada em que a mãe galinha fora levada pelas febres, que a Tizinha reverenciava os ovos. Bem, a galinha choca tinha morrido e a Ama metera todos os ovos no peito quente e farto e ali os chocara durante uns dias, até que as cascas começaram a partir e os pobres órfãos começaram a sair pelo decote da blusa. A dona da casa mantivera o cenho franzido perante aqueles despautérios que se iam verificando numa cozinha uma pouco fora das normas apalaçadas. Mas neste caso, a resolução da Ama de dar à luz os pintainhos da pobre choca falecida antes do parto, foi mais forte do que a indignação da senhora arrufada!

Ilustração de Beatriz Lamas Oliveira


Por opção do autor, este artigo respeita o AO90


 


Transferência Bancária

Nome: Quarto Poder Associação Cívica e Cultural
Banco: Montepio Geral
IBAN: PT50 0036 0039 9910 0321 080 93
SWIFT/BIC: MPIOPTPL

Pagamento de Serviços

Entidade: 21 312
Referência: 122 651 941
Valor: (desde €1)

Pagamento PayPal

Envie-nos o comprovativo para o seguinte endereço electrónico: [email protected]

Ao fazer o envio, indique o seu nome, número de contribuinte e morada, que oportunamente lhe enviaremos um recibo via e-mail.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Uma Aventura | Na Caixa

Mentores espirituais

Manuel de Azevedo

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -