Diário
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Novembro 4, 2024

A Tempestade, Giorgione

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

“A Tempestade”, de Giorgione. Giorgio Barbarelli da Castelfranco foi um pintor italiano do Renascimento.Paisagem poética e de grande mistério, pois nunca se percebeu exactamente quem são aquelas duas personagens. Vistosa leitura da natureza e da força dos seus elementos. Não há aqui nenhuma proposta decorativa, antes se assume a intervenção da luz na criação de uma unidade natural, com a marca genética da cor imposta desde Veneza.

É um exemplo de enigmática superioridade do que de melhor se fez na pintura ocidental de todos os tempos.

The Tempest

Artista Giorgione
Ano 1508
Material Oil on canvas
Dimensões  83 cm × 73 cm
Local de exposição Gallerie dell’Accademia, Veneza

Giorgione 1477-1510

O pintor veio de uma pequena vila perto de Veneza. Desconhece-se a idade com que começou como aprendiz de Giovanni Bellini, com quem permaneceu até ficar famoso.

Foi o primeiro a pintar paisagens com figuras, e o primeiro a pintar figuras sem um propósito de devoção, alegórico ou histórico, e o primeiro a usar as cores com intensidade, que ficou característica da escola veneziana.

Por ter morrido com apenas 33 anos, deixou uma obra pequena em quantidade, mas de alta qualidade e grande influência em seu tempo.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -