Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Novembro 2, 2024

A Tina

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

O pintor não tinha em grande consideração o tratamento pessoal do feminino. Personagem introvertida, trata a mulher sem grande envolvimento sentimental. As formas do que resulta o seu olhar, raramente a beneficia. É para si, apenas um elemento de que se serve para o seu trabalho. Mas aí tudo muda de figura.

Neste caso, os diferenciados registos da cor elevam a sua técnica a um nível poderoso de grande eficácia pictórica. Esta luz mais parece uma carícia, tal a suavidade que lhe acenta no corpo, na contraposição da própria tina. Podemos, talvez, dizer que é uma modelação escultórica assinalável.

Nota da Edição

Edgar Degas

(1834-1917)

Pintor e escultor, foi também reconhecido como grande gravurista.

Nasceu em Paris e cresceu entre apreciadores de música e de todo tipo de arte o que o influenciou na escolha de ser um artista plástico.

A obra de Degas é a de um realista que se interessa pela visão do seu tempo, assim como pelas suas últimas pesquisas técnicas, mas nunca renegando a sua admiração pelo desenho clássico, principalmente o de Ingres.

Dos impressionistas, aproveitou a liberdade inventiva, a visão colorista. A sua arte de realista à sua maneira, e não à maneira de Courbet ou de Manet, representa uma extensão feliz e inovadora do neoclassicismo de Ingres e uma surpreendente antecipação da visão dinâmica das cenas que, só muito mais tarde, a fotografia e o cinema iriam realizar.

Degas classificava-se como um pintor realista; chegou a afirmar que nunca encontrou o seu estilo e se encontrasse iria morrer de raiva.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -