Uma exposição de pintura de artistas tunisinos foi inaugurada no passado dia 8 de Outubro e permanecerá aberta até ao próximo dia 18, no Museu do Oriente.
A mostra, organizada pela embaixada da Tunísia, revela o trabalho de seis artistas contemporâneos tunisinos de três gerações distintas, todos reconhecidos no seu país bem como a nível internacional. As suas áreas de formação vão desde a cenografia e design à gravura, tendo a pintura como expressão comum e são representativas da diversidade e vitalidade do panorama actual das artes plásticas na Tunísia. As obras expostas variam em técnica e tema, incluindo representações figurativas de cenas do quotidiano, criações mais gráficas ou mais abstractas. A exposição integra ainda um conjunto de livros de arte, oferecendo referências contextualizadoras das obras. Estão presentes trabalhos de Khaled Miled, Ali Batrouni, Mohamed Fadhel Ghedira, Néji Thabti, Walid Zouari e Ali Fakhet.
Tunísia à beira-Tejo marca o início das primeiras jornadas culturais tunisinas organizadas pela Embaixada da Tunísia em Lisboa e que compreenderão outros eventos durante o mês de Novembro. Esta iniciativa inscreve-se no âmbito da promoção da cultura da Tunísia, país que viu triunfar o seu processo democrático e as primeiras eleições livres e transparentes realizadas no outono de 2014.
O objectivo é dar a conhecer a riqueza e a abertura da cultura tunisina, profundamente enraizadas em mais de três mil anos de história. Esta exposição assume-se como um manifesto de diálogo e paz e prosperidade de uma Tunísia moderna, aberta e tolerante. Tem a colaboração do Ministério da Cultura e da Salvaguarda do Património Tunisino.