O Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES) organiza com o Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) a 8ª Conferência com o tema “A garantia da Qualidade na Gestão do Ensino Superior: Desafios, Desenvolvimentos e Tendências”, a realizar nos dias 28, 29 e 30 de Novembro de 2018, em Lisboa.A 8ª Conferência FORGES tem como grande finalidade juntar gestores das Instituições de Ensino Superior, académicos e investigadores da Comunidade dos Países e Regiões de Língua Portuguesa para debater e reflectir em torno dos principais temas estruturantes do Ensino Superior.
A sessão de abertura, no dia 27 de Novembro, nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa, contará com a presença do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal e representantes oficiais de Angola, Brasil, Cabo Verde, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, bem como, da Presidente da FORGES e do IPL.
Ao longo do evento haverá painéis e sessões paralelas subordinadas a temas diversos, tais como, a «A avaliação e a melhoria da qualidade. O contributo dos sistemas de avaliação nacionais e internacionais», «O desenvolvimento do ensino superior e os desafios da avaliação e melhoria da qualidade», «Boas práticas para a melhoria da qualidade das instituições de ensino superior», «Internacionalização e a cooperação como factores de qualidade no espaço do ensino superior de língua portuguesa», «A qualidade e o financiamento do ensino superior» e a «Gestão estratégica das instituições de ensino superior e a qualidade».
Na cerimónia de encerramento irá ocorrer a última Conferência do evento subordinada ao tema «O desenvolvimento do ensino superior. Os desafios do presente e do futuro?», proferida por António Sampaio da Nova (Reitor Emérito da Universidade de Lisboa), e o discurso de encerramento proferido por Luísa Cerdeira, Presidente da Forges.
Programa
PDF – Programa da 8ª Conferência FORGES
Receba a nossa newsletter
Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.