O acordo entre a Rússia e os Estados Unidos da América foi alcançado este sábado em Genebra, avançou uma fonte do processo negocial à agência russa Ria Novosti .
“O documento sobre a cessação de hostilidades está pronto, a Rússia e os Estados Unidos concordaram. Resta aprová-lo a alto nível”, disse a referida fonte à agência russa, citado pela Sputniknews.
Ainda segundo a mesma fonte não identificada, a agência russa adianta que o documento entrará em vigor uma semana após a aprovação e que este acordo de cessar-fogo deixa de fora quer o Daesh (Estado Islâmico) quer a Frente al-Nusra (uma força com ligações à al-Qaeda).
Já esta Sexta-Feira, o secretário de Estado dos EUA John Kerry, de passagem por Londres e a caminho da Jordânia, tinha garantido que o processo negocial com a Rússia com vista a um cessar de hostilidades no conflito Sírio estava a ter progresso, reconhecendo, no entanto, que se tratava de um processo complexo.
“Qualquer um reconhece a complexidade desse esforço” adiantaria Kerry , mas admitia que as discussões estavam a ser “construtivas”.
Dois dias antes o ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, citado pela Reuters, adiantava que o cessar das hostilidades na Síria estava apenas “dependente dos norte-americanos, se eles estarão prontos para cooperar a um nível militar”.
Faltará agora, segundo refere a agência noticiosa russa, o acordo de Putin e Obama para que acabem as hostilidades na Síria entre as diversas forças que ali vêm intervindo com o propósito declarado de combater o Estado Islâmico.