… o sétimo consecutivo e o décimo no seu historial, igualando a série de vitórias consecutivas pertencentes ao histórico Ramaldense FC.
Contudo, esta vitória da equipa Lousadense não foi um “mar de rosas”. O União de Lamas lutou bastante e disputou esta final a duas mãos, levando a decisão para uma finalíssima que se realizou no último domingo no Complexo Desportivo de Lousada.
Lousada vence primeiro jogo
No primeiro jogo da final (3 de Junho), disputado no terreno dos lamacenses, a equipa da AD Lousada venceu por 3-1. Um jogo bastante disputado em que a equipa da casa se adiantou no marcador por parte do inevitável goleador “Zinho”. Contudo, a magia de João Santos acabou por decidir o encontro com dois golos, um deles numa excelente jogada individual à qual se juntou outro, do jovem Ricardo Oto.
União de Lamas empata a eliminatória
Foto: Federação Portuguesa de Hóquei
No Sábado seguinte, a equipa do União de Lamas entrou pressionada para ganhar o jogo sob pena de entregar o título aos Lousadenses.
O jogo não poderia começar da pior maneira. Na primeira parte o resultado já se cifrava em 2-0 e logo no início da segunda parte a equipa da casa elevava a contagem para 3-0 com golos de Bruno Santos, João Santos e Ricardo Oto.
Poucos seriam aqueles que acreditavam numa recuperação da equipa Lamacense, mas em cerca de 7 minutos, os atletas de Santa Maria de Lamas demonstraram a razão pela qual estavam na final e conseguiram empatar o jogo a três, com golos de Pedro Pinto (Catita) e dois de Flávio Pinto (Zinho). O Lousada através de José Serôdio aumentou para 4-3 a vantagem mas novamente Flávio Pinto empata a partida com um hat-trick – resultado que se manteve até final do tempo regulamentar.
No desempate por shoot-outs, Roberto Nogueira, o guardião da equipa do União de Lamas, demonstrou toda a sua classe e defendeu todos os livres directos cobrados pela equipa do Vale do Sousa ao passo que o Lamas concretizou todos os lances livres.
Lousada conquista o Hepta!
Depois de um jogo de altíssimo nível e repleto de emoções, o tudo ou nada seria disputado no domingo, numa finalíssima que iria decidir o Campeão 2015/2016.
O nervosismo inicial e o desgaste físico foi notório, com ambas as equipas a falharem oportunidades claras de golo e a levarem tudo empatado a zero para os balneários.
A meio da segunda parte, o jovem José Serôdio correspondeu da melhor forma a um cruzamento de Ricardo Oto e abriu a contagem para a equipa local. Esta vantagem seria ampliada pouco depois na cobrança de um canto curto por Ricardo Oto.
A equipa do União de Lamas criou diversas oportunidades de golo, nomeadamente na marcação de vários cantos curtos, mas sem qualquer sucesso.
A caminho do final do encontro, Diogo Marques eleva a contagem e acaba com a partida. A equipa de Lousada conquistou mais um título nacional, juntando este feito aos seus escalões de formação nos sub 11, sub 15 e sub 18.
Este sábado, em Santa Maria de Lamas, disputa-se a final da Taça de Portugal com os mesmos intervenientes. Lamas e Lousada tentam conquistar este importante troféu para finalizar a época desportiva de 2015/2016.