Integrado nos festejos em honra do Senhor Jesus dos Aflitos, a aldeia de Ponte do Rol (concelho de Torres Vedras) voltou a organizar o Encontro de Tocadores de Palhetas Tradicionais (gaitas de foles e acordeões).O evento foi organizado pela AnimEsp – Associação Cultural, através dos seus projectos Ribombar e Rufos e Roncos, e o Grupo Desportivo Ponterrolense que organizou este ano a Festa de Maio.
Contou com a participação de vários grupos de gaitas de foles e acordeões ou concertinas, acompanhados pelos respectivos percussionistas. Estiveram presentes a Escola de Gaitas de Poucapena (Soure, Coimbra), os Gaiteiros da Freiria, o grupo Jeufas, o Grupo de Concertinas de S. Domingos de Rana e ainda o grupo organizador Rufos & Roncos. Também esteve presente Rúben Alves e acompanhantes e esteve patente uma exposição de gaitas de foles tradicionais.
Pela manhã os grupos foram distribuídos por vários pontos da freguesia, convergindo para o centro, onde foi servido o almoço. Durante a tarde houve a apresentação dos grupos no palco central da festa.
Segundo Joaquim Pinto Gonçalves, da AnimEsp – Associação Cultural, este acontecimento pretendeu recuperar uma antiga tradição de Ponte do Rol, quando grupos de gaitas de foles e acordeões (instrumentos com palhetas, daí o nome do encontro) percorriam as localidades da freguesia nas manhãs de quinta-feira e domingo, durante a festa anual. Actualmente é mais prático realizar o evento apenas no sábado.
Receba a nossa newsletter
Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.