“Alegoria da Ciência, do Trabalho e da Arte”, de José Orozco. Um dos três mosqueteiros da pintura mexicana.
Um dos três mosqueteiros da pintura mexicana, manifestou sempre total solidariedade com as causas do povo. Grande muralista, pintor de grande domínio técnico, caracterizou sempre o sofrimento e a injustiça como uma forma de alertar a necessidade revolucionária de abjurar a violência, podendo mesmo abordar o tema através da parábola bíblica.
Informação adicional
Artista: José Orozco
Título: Science, Labor and Art
Criação: 1930-1931
Local: New School for Social Research, New York
Suporte: Mural
Nota da Edição
José Orozco 1883-1949
José Clemente Orozco foi um dos maiores pintores mexicanos e um dos protagonistas do Muralismo mexicano, juntamente com Rivera e Siqueiros e um amigo de Paiva.
Orozco destacou-se principalmente na pintura mural com grandes artistas; dedicou-se também à pintura de cavalete, à aguarela, ao desenho e à caricatura, que fazia mais como forma de sustento do que como arte.
A temática central da sua obra é a revolução, a luta do povo para atingir os seus ideais e uma nova sociedade. A representação formal na sua obra reflecte uma mistura de influências estéticas que vão do realismo ao expressionismo e passam pela arte renascentista italiana dos séculos XV e XVI.
Entre 1922 e 1949, Orozco pintou uma superfície total de 4.700 m², em dezessete edifícios no México e quatro nos Estados Unidos, marcando, assim, a sua passagem por diversos lugares em dois países.
(Wikipédia)
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