Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Julho 17, 2024

Alegoria Sagrada, Giovanni Bellini

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

“Alegoria Sagrada”, de Giovanni Bellini. É considerado como renovador da pintura da escola veneziana, movendo-a para um estilo mais sensual e policromático.

Obra misteriosa e quebra-cabeça para os iconologistas. Notável geometria do mármore exposto no terraço, ajudando a realçar o cromatismo global desta visão enigmática.

Este trabalho impregnado de simbolismo pertence ao apogeu de Bellini (finais do séc. XV), onde se pode identificar S. Sebastião varado por duas setas ou S. Paulo de espada em riste, em atitude protectora de Maria entronizada.

É, para mim, uma das mais significativas pinturas do período renascentista do meu contentamento.

Informação adicional

Artista: Giovanni Bellini
Título: Holy Allegory
Dimensões: 73 cm x 119 cm
Material: Óleo sobre tela 
Criação: 1490–1500
Local: Galleria degli Uffizi, Florença


Nota de edição

Giovanni Bellini
1599-1660

Giovanni Bellini, também chamado em sua terra natal de Giambellino, foi um pintor do Renascimento. O mais famoso de uma família de pintores de mesmo sobrenome, era cunhado e amigo de Mantegna, e teve Tiziano entre seus aprendizes. É considerado como renovador da pintura da escola veneziana, movendo-a para um estilo mais sensual e policromático.

Pelo uso de cores claras de lenta secagem, Bellini criou sombras detalhadas, profundidade e ricos coloridos. Suas fluentes e coloridas paisagens tiveram um grande efeito no seu tempo.

Numa perspectiva histórica, Bellini foi fundamental para o desenvolvimento do Renascimento Italiano pela incorporação de novas estéticas e técnicas. Popularizou o uso de tintas a óleo, diferente da têmpera usada naquele tempo pela maioria dos pintores. Introduziu também modificações no simbolismo, que podemos ver em obras como São Francisco em Êxtase e no altar de ‘San Giobbe, onde usou temas religiosos por meio de elementos naturais. Contribuiu grandemente com a arte suas experiências com o uso da cor e de tintas a óleo na criação de uma nova atmosfera artística.

Fonte: Wikipédia (texto e imagem)


Transferência Bancária

Nome: Quarto Poder Associação Cívica e Cultural
Banco: Montepio Geral
IBAN: PT50 0036 0039 9910 0321 080 93
SWIFT/BIC: MPIOPTPL

Pagamento de Serviços

Entidade: 21 312
Referência: 122 651 941
Valor: (desde €1)

Pagamento PayPal

Envie-nos o comprovativo para o seguinte endereço electrónico: [email protected]

Ao fazer o envio, indique o seu nome, número de contribuinte e morada, que oportunamente lhe enviaremos um recibo via e-mail.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Uma Aventura | Na Caixa

Manuel de Azevedo

Auto-retrato, Pablo Picasso

Mentores espirituais

- Publicidade -